00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Edlene Cavalcanti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0095146757736583pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Givanildo da-
dc.contributor.referee2Santos, Inalda Maria dos-
dc.creatorAlmeida Junior, Jadiel Brandão de-
dc.date.accessioned2025-06-03T15:25:03Z-
dc.date.available2025-06-03-
dc.date.available2025-06-03T15:25:03Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.citationALMEIDA JUNIOR, Jadiel Brandão de. A gestão democrática da escola pública para além da formalidade jurídica: considerações a partir de Heloísa Lück. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16311-
dc.description.abstractAusente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA gestão democrática da escola pública para além da formalidade jurídica: considerações a partir de Heloísa Lückpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo constitui-se em um trabalho de pesquisa e aprofundamento teórico, de abordagem qualitativa e bibliográfico, baseada na obra de Heloísa Lück, na “Série Cadernos de Gestão”, mais especificamente no volume 3, cujo título é “A Gestão Participativa na Escola”. Tendo sido utilizado a técnica do método indutivo-descritivo, a pesquisa em tela procura responder a seguinte questão-problema: “o que se chama de gestão democrática da escola pública, pode se caracterizar como uma mera formalidade jurídica?”. Assim, o artigo tem como objetivo analisar o problema da gestão democrática como uma mera formalidade jurídica, à luz da obra de Heloísa Lück. O artigo busca demonstrar como a gestão democrática da escola pública é um direito frágil, que precisa ser sempre fortalecido, para que, de fato, ela aconteça na escola, não vindo a ser apenas uma mera formalidade jurídica. A pesquisa trouxe resultados satisfatórios, que confirma a hipótese, mediante o problema apresentado, e provoca também reflexões pertinentes, contextualizadas, permitindo perceber que a gestão democrática das escolas públicas não se faz apenas com leis, mas com a participação efetiva da comunidade escolar, de maneira a contribuir para o fortalecimento do princípio democrático como um todo, em nível social, local e nacional, para além dos objetivos e interesses coletivos e educacionais vivenciados na escola. Constata que a prática de uma gestão democrática apenas formal, facilmente verificada no dia a dia de muitas unidades escolares, era também objeto de análise objetiva e teórica na obra de Heloísa Lück (2013).pt_BR
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