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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16311
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Santos, Edlene Cavalcanti | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0095146757736583 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Givanildo da | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Inalda Maria dos | - |
dc.creator | Almeida Junior, Jadiel Brandão de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-03T15:25:03Z | - |
dc.date.available | 2025-06-03 | - |
dc.date.available | 2025-06-03T15:25:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA JUNIOR, Jadiel Brandão de. A gestão democrática da escola pública para além da formalidade jurídica: considerações a partir de Heloísa Lück. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16311 | - |
dc.description.abstract | Ausente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A gestão democrática da escola pública para além da formalidade jurídica: considerações a partir de Heloísa Lück | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo constitui-se em um trabalho de pesquisa e aprofundamento teórico, de abordagem qualitativa e bibliográfico, baseada na obra de Heloísa Lück, na “Série Cadernos de Gestão”, mais especificamente no volume 3, cujo título é “A Gestão Participativa na Escola”. Tendo sido utilizado a técnica do método indutivo-descritivo, a pesquisa em tela procura responder a seguinte questão-problema: “o que se chama de gestão democrática da escola pública, pode se caracterizar como uma mera formalidade jurídica?”. Assim, o artigo tem como objetivo analisar o problema da gestão democrática como uma mera formalidade jurídica, à luz da obra de Heloísa Lück. O artigo busca demonstrar como a gestão democrática da escola pública é um direito frágil, que precisa ser sempre fortalecido, para que, de fato, ela aconteça na escola, não vindo a ser apenas uma mera formalidade jurídica. A pesquisa trouxe resultados satisfatórios, que confirma a hipótese, mediante o problema apresentado, e provoca também reflexões pertinentes, contextualizadas, permitindo perceber que a gestão democrática das escolas públicas não se faz apenas com leis, mas com a participação efetiva da comunidade escolar, de maneira a contribuir para o fortalecimento do princípio democrático como um todo, em nível social, local e nacional, para além dos objetivos e interesses coletivos e educacionais vivenciados na escola. Constata que a prática de uma gestão democrática apenas formal, facilmente verificada no dia a dia de muitas unidades escolares, era também objeto de análise objetiva e teórica na obra de Heloísa Lück (2013). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A gestão democrática da escola pública para além da formalidade jurídica_considerações a partir de Heloísa Lück.pdf | A gestão democrática da escola pública para além da formalidade jurídica: considerações a partir de Heloísa Lück | 198.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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