00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16250
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Escrita libertária no estudo imanente
Autor(es): Lima, Mayris da Paz
Primeiro Orientador: Silva, Sandra Regina Paz da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Bezerra, Ciro
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Sandra Regina Paz da
metadata.dc.contributor.referee2: Luis, Suzana Maria Barrios
metadata.dc.contributor.referee3: Siqueira, Rita de Cassia Souto Maior
metadata.dc.contributor.referee4: Bezerra, Isabella Giordano
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem dois objetivos: apresentar uma reflexão crítica sobre a escrita libertária no estudo imanente e o método do estudo imanente como proposta que incorpora a escrita libertária como princípio e fio condutor dos estudos bibliográficos. A escrita é incorporada como prioridade ontológica do estudo imanente em dois sentidos. Primeiro, porque é por onde o estudo inicia sem perder tempo; segundo, porque é no escrever que o estudo ganha corpo e se conduz, disciplina-se e fecunda-se a si mesmo, isto é, a escrita fecunda o estudo e não o contrário. Em função desta prioridade ontológica da escrita, no método do estudo imanente, apresentamos uma breve relação entre a escrita e a formação social. Refletimos, também, sobre a escrituração na universidade, pois a escrita é indissociável da formação de novos pesquisadores. Para tanto, apoiamo-nos nos estudos de Antunes (2005), de Brito (2015), de Marques (1998) e de Bezerra (2019 a, b, c). Nessa linha de proposições, realizamos breve revisão bibliográfica, objetivando mostrar a contribuição da escrita para a conquista da autonomia, da autoria e da formação de si no estudo imanente. Na sequência, apresentamos o estudo imanente como método de estudo, que está sendo formulado no Grupo de Estudo Sociologia do Trabalho Pedagógico, Currículo, Formação Humana (GEPSTUFAL), de 2011 até hoje e como ele contribui na assimilação das linguagens das ciências (humanas, naturais, exatas, entre outras) e na apropriação de conhecimentos das disciplinas dessas ciências, oferecidas na educação básica e superior. Por fim, evidenciamos o que é o combustível do Programa de Estudo “Formação de Si”, formulado em 2013 (Bezerra, 2019c). Programa que nunca deixou de orientar, de alimentar e de renovar os projetos de pesquisa, ensino e extensão do Grupo de Estudo. O método de estudo imanente não segue as regras do ensino bancário, invade o inconsciente das pessoas em formação, com a escrita de si, em si, por si e para si, realizada no estudo imanente dos trabalhos acadêmicos e livros didáticos. É esta escrita libertária, no estudo imanente, que se enraíza pedagógica e rizomaticamente no nosso interior, que consegue tocar alguns espaçosvivos do corpo: alma, mente, memória. Sinto impacto positivo do método no meu desempenho, na conquista da maioridade intelectual e na criatividade profissional.
Abstract: This Thesis has two objectives: to present a critical reflection on libertarian writing within immanent study and to explore the method of immanent study as a proposal that incorporates libertarian writing as a principle and guiding thread for bibliographic studies. Writing is incorporated as the ontological priority of immanent study in two senses. First, because it is where the study begins, without delay; second, because it is through writing that the study gains structure, progresses, disciplines itself, and fertilizes itself—that is, writing fertilizes the study, not the other way around. Given this ontological priority of writing in the method of immanent study, we present a brief relationship between writing and social formation. We also reflect on academic writing at the university, as writing is inseparable from the training of new researchers. For this, we draw on the studies of Irandé Antunes (2005), Brito (2015), Marques (1998), and Bezerra (2019a, b, c). In this line of propositions, we conducted a brief bibliographic review, aiming to demonstrate the contribution of writing to the achievement of autonomy, authorship, and self-formation in immanent study. Subsequently, we present immanent study as a method of study, developed by the Research Group on the Sociology of Pedagogical Work, Curriculum, and Human Formation (GEPSTUFAL) from 2011 to the present, and how it contributes to the assimilation of the languages of the sciences (human, natural, exact, among others) and the appropriation of knowledge from the disciplines of these sciences, offered in basic and higher education. Finally, we highlight the driving force behind the "Formation of the Self" Study Program, developed in 2013 (BEZERRA, 2019c). This program has consistently guided, nourished, and renewed the research, teaching, and extension projects of the Research Group. The method of immanent study does not follow the rules of the banking model of education. It penetrates the unconscious of those in formation through self-writing—writing of oneself, in oneself, by oneself, and for oneself—carried out in the immanent study of academic works and textbooks. It is this libertarian writing within immanent study, which pedagogically and rhizomatically takes root within us, that manages to reach some living spaces of the body: soul, mind, and memory. I feel the positive impact of this method on my performance, in achieving intellectual maturity, and in professional creativity.
Palavras-chave: Escriver
Escrita libertária
Estudo imanente
Atores pedagógicos
Estudioso
Writing
Libertarian writing
Immanent study
Pedagogical actors
Scholar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: LIMA, Mayris da Paz. Escrita libertária no estudo imanente. 2025. 65 f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16250
Data do documento: 6-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escrita libertaria no estudo imanente.pdf4.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.