Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16242
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Autoridade e afeto na educação infantil e no ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Authority and affection in early childhood education and elementary education |
Autor(es): | Veríssimo, Emilly Christine Alves |
Primeiro Orientador: | Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Anjos, Cleriston Izidro dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Fábio Hoffmann |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Ericka Marcelle de |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da busca pelo equilíbrio entre a afetividade e a autoridade, explorando a inter-relação entre essas duas dimensões na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (anos iniciais), tendo em vista as dificuldades de adaptação apresentadas pelas crianças durante o processo de ingresso no Ensino Fundamental. Para tanto, esta pesquisa busca refletir sobre como a autoridade, quando exercida de maneira respeitosa e dialógica, pode coexistir com a afetividade, criando um ambiente de aprendizado não excludente e construtivo. Nesta perspectiva, destacamos através de discussões bibliográficas, entre obras que fazem referência a escolha do tema, se de fato é possível e como se faz para efetivar essa busca pelo equilíbrio entre essas duas dimensões. Como conclusão, enfatizamos que essa combinação entre autoridade e afetividade é crucial para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma respeitosa. A pesquisa sugere que, ao integrar essas duas dimensões, as professoras e os professores podem fomentar um espaço onde os alunos se sintam valorizados e acolhidos, promovendo uma educação que não apenas transmite conhecimento, mas que também nutre o desenvolvimento emocional e social das crianças. |
Abstract: | Ausente |
Palavras-chave: | Educação infantil Ensino fundamental Afetividade Early childhood education Elementary school Affectivity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | VERÍSSIMO, Emilly Christine Alves. Autoridade e afeto na educação infantil e no ensino fundamental. 2025. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16242 |
Data do documento: | 11-out-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Autoridade e afeto na educação infantil e no ensino fundamental.pdf | Autoridade e afeto na educação infantil e no ensino fundamental | 649.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.