00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16242
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Autoridade e afeto na educação infantil e no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Authority and affection in early childhood education and elementary education
Autor(es): Veríssimo, Emilly Christine Alves
Primeiro Orientador: Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Anjos, Cleriston Izidro dos
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Fábio Hoffmann
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Ericka Marcelle de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da busca pelo equilíbrio entre a afetividade e a autoridade, explorando a inter-relação entre essas duas dimensões na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (anos iniciais), tendo em vista as dificuldades de adaptação apresentadas pelas crianças durante o processo de ingresso no Ensino Fundamental. Para tanto, esta pesquisa busca refletir sobre como a autoridade, quando exercida de maneira respeitosa e dialógica, pode coexistir com a afetividade, criando um ambiente de aprendizado não excludente e construtivo. Nesta perspectiva, destacamos através de discussões bibliográficas, entre obras que fazem referência a escolha do tema, se de fato é possível e como se faz para efetivar essa busca pelo equilíbrio entre essas duas dimensões. Como conclusão, enfatizamos que essa combinação entre autoridade e afetividade é crucial para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma respeitosa. A pesquisa sugere que, ao integrar essas duas dimensões, as professoras e os professores podem fomentar um espaço onde os alunos se sintam valorizados e acolhidos, promovendo uma educação que não apenas transmite conhecimento, mas que também nutre o desenvolvimento emocional e social das crianças.
Abstract: Ausente
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino fundamental
Afetividade
Early childhood education
Elementary school
Affectivity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: VERÍSSIMO, Emilly Christine Alves. Autoridade e afeto na educação infantil e no ensino fundamental. 2025. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16242
Data do documento: 11-out-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Autoridade e afeto na educação infantil e no ensino fundamental.pdfAutoridade e afeto na educação infantil e no ensino fundamental649.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.