00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16242
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765870601121879pt_BR
dc.contributor.referee1Anjos, Cleriston Izidro dos-
dc.contributor.referee2Pereira, Fábio Hoffmann-
dc.contributor.referee3Oliveira, Ericka Marcelle de-
dc.creatorVeríssimo, Emilly Christine Alves-
dc.date.accessioned2025-05-15T16:08:49Z-
dc.date.available2025-05-15-
dc.date.available2025-05-15T16:08:49Z-
dc.date.issued2024-10-11-
dc.identifier.citationVERÍSSIMO, Emilly Christine Alves. Autoridade e afeto na educação infantil e no ensino fundamental. 2025. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16242-
dc.description.abstractAusentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectAffectivitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAutoridade e afeto na educação infantil e no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeAuthority and affection in early childhood education and elementary educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da busca pelo equilíbrio entre a afetividade e a autoridade, explorando a inter-relação entre essas duas dimensões na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (anos iniciais), tendo em vista as dificuldades de adaptação apresentadas pelas crianças durante o processo de ingresso no Ensino Fundamental. Para tanto, esta pesquisa busca refletir sobre como a autoridade, quando exercida de maneira respeitosa e dialógica, pode coexistir com a afetividade, criando um ambiente de aprendizado não excludente e construtivo. Nesta perspectiva, destacamos através de discussões bibliográficas, entre obras que fazem referência a escolha do tema, se de fato é possível e como se faz para efetivar essa busca pelo equilíbrio entre essas duas dimensões. Como conclusão, enfatizamos que essa combinação entre autoridade e afetividade é crucial para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma respeitosa. A pesquisa sugere que, ao integrar essas duas dimensões, as professoras e os professores podem fomentar um espaço onde os alunos se sintam valorizados e acolhidos, promovendo uma educação que não apenas transmite conhecimento, mas que também nutre o desenvolvimento emocional e social das crianças.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Autoridade e afeto na educação infantil e no ensino fundamental.pdfAutoridade e afeto na educação infantil e no ensino fundamental649.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.