Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16242
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2765870601121879 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Anjos, Cleriston Izidro dos | - |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Fábio Hoffmann | - |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Ericka Marcelle de | - |
dc.creator | Veríssimo, Emilly Christine Alves | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-15T16:08:49Z | - |
dc.date.available | 2025-05-15 | - |
dc.date.available | 2025-05-15T16:08:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
dc.identifier.citation | VERÍSSIMO, Emilly Christine Alves. Autoridade e afeto na educação infantil e no ensino fundamental. 2025. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16242 | - |
dc.description.abstract | Ausente | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.subject | Affectivity | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Autoridade e afeto na educação infantil e no ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Authority and affection in early childhood education and elementary education | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da busca pelo equilíbrio entre a afetividade e a autoridade, explorando a inter-relação entre essas duas dimensões na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (anos iniciais), tendo em vista as dificuldades de adaptação apresentadas pelas crianças durante o processo de ingresso no Ensino Fundamental. Para tanto, esta pesquisa busca refletir sobre como a autoridade, quando exercida de maneira respeitosa e dialógica, pode coexistir com a afetividade, criando um ambiente de aprendizado não excludente e construtivo. Nesta perspectiva, destacamos através de discussões bibliográficas, entre obras que fazem referência a escolha do tema, se de fato é possível e como se faz para efetivar essa busca pelo equilíbrio entre essas duas dimensões. Como conclusão, enfatizamos que essa combinação entre autoridade e afetividade é crucial para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma respeitosa. A pesquisa sugere que, ao integrar essas duas dimensões, as professoras e os professores podem fomentar um espaço onde os alunos se sintam valorizados e acolhidos, promovendo uma educação que não apenas transmite conhecimento, mas que também nutre o desenvolvimento emocional e social das crianças. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Autoridade e afeto na educação infantil e no ensino fundamental.pdf | Autoridade e afeto na educação infantil e no ensino fundamental | 649.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.