00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16241
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O lúdico como potencializador acerca do debate das relações étnico-raciais na educação infantil
Autor(es): Barbosa, Dayana Karolina Ferreira
Conceição, Emilly Louise da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Luiza Cristina Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Ivanildo Gomes dos
metadata.dc.contributor.referee2: Maynart, Renata da Costa
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar de que forma a ludicidade pode possibilitar a inserção de questões étnicos raciais na educação infantil de forma significativa na estimulação das reflexões sobre questões raciais, e no fomento da diversidade nas creches e pré-escolas. Para isso, o trabalho parte de uma revisão bibliográfica com o objetivo de investigar a ludicidade e as relações raciais na educação infantil. Esta análise dialoga com autores como Kishimoto (1998), Luckesi (1988), Gomes (2001), além de materiais produzidos pelo Ministério da Educação, entre outros suportes teóricos que contribuíram para o desenvolvimento deste artigo. O estudo busca responder à questão: como o lúdico pode potencializar o debate acerca das relações étnico-raciais na educação infantil, visando promover uma educação inclusiva e antirracista desde os primeiros anos de vida das crianças? Assim, argumentamos neste trabalho que as atividades lúdicas, tais como jogos e brincadeiras, podem ser construídas para incluir histórias e situações que reflitam diferentes culturas e identidades étnicas, permitindo que as crianças compreendam e apreciem a diversidade.
Abstract: Ausente
Palavras-chave: Relações Étnico-raciais
Ludicidade
Educação infantil
Ethnic-racial relations
Playfulness
Early childhood education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: BARBOSA, Dayana Karolina Ferreira; CONCEIÇÃO, Emilly Louise da Silva. O lúdico como potencializador acerca do debate das relações étnico-raciais na educação infantil. 2025. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16241
Data do documento: 3-out-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O lúdico como potencializador acerca do debate das relações étnico-raciais na educação infantil.pdfO lúdico como potencializador acerca do debate das relações étnico-raciais na educação infantil203.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.