Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16241
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Luiza Cristina Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5991954497467755 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Ivanildo Gomes dos | - |
dc.contributor.referee2 | Maynart, Renata da Costa | - |
dc.creator | Barbosa, Dayana Karolina Ferreira | - |
dc.creator | Conceição, Emilly Louise da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9830662695555355 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8186154665841531 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-15T16:05:24Z | - |
dc.date.available | 2025-05-15 | - |
dc.date.available | 2025-05-15T16:05:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Dayana Karolina Ferreira; CONCEIÇÃO, Emilly Louise da Silva. O lúdico como potencializador acerca do debate das relações étnico-raciais na educação infantil. 2025. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16241 | - |
dc.description.abstract | Ausente | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relações Étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial relations | pt_BR |
dc.subject | Playfulness | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O lúdico como potencializador acerca do debate das relações étnico-raciais na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo investigar de que forma a ludicidade pode possibilitar a inserção de questões étnicos raciais na educação infantil de forma significativa na estimulação das reflexões sobre questões raciais, e no fomento da diversidade nas creches e pré-escolas. Para isso, o trabalho parte de uma revisão bibliográfica com o objetivo de investigar a ludicidade e as relações raciais na educação infantil. Esta análise dialoga com autores como Kishimoto (1998), Luckesi (1988), Gomes (2001), além de materiais produzidos pelo Ministério da Educação, entre outros suportes teóricos que contribuíram para o desenvolvimento deste artigo. O estudo busca responder à questão: como o lúdico pode potencializar o debate acerca das relações étnico-raciais na educação infantil, visando promover uma educação inclusiva e antirracista desde os primeiros anos de vida das crianças? Assim, argumentamos neste trabalho que as atividades lúdicas, tais como jogos e brincadeiras, podem ser construídas para incluir histórias e situações que reflitam diferentes culturas e identidades étnicas, permitindo que as crianças compreendam e apreciem a diversidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O lúdico como potencializador acerca do debate das relações étnico-raciais na educação infantil.pdf | O lúdico como potencializador acerca do debate das relações étnico-raciais na educação infantil | 203.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.