00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Luiza Cristina Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5991954497467755pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ivanildo Gomes dos-
dc.contributor.referee2Maynart, Renata da Costa-
dc.creatorBarbosa, Dayana Karolina Ferreira-
dc.creatorConceição, Emilly Louise da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9830662695555355pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8186154665841531pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-15T16:05:24Z-
dc.date.available2025-05-15-
dc.date.available2025-05-15T16:05:24Z-
dc.date.issued2024-10-03-
dc.identifier.citationBARBOSA, Dayana Karolina Ferreira; CONCEIÇÃO, Emilly Louise da Silva. O lúdico como potencializador acerca do debate das relações étnico-raciais na educação infantil. 2025. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16241-
dc.description.abstractAusentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações Étnico-raciaispt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO lúdico como potencializador acerca do debate das relações étnico-raciais na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo investigar de que forma a ludicidade pode possibilitar a inserção de questões étnicos raciais na educação infantil de forma significativa na estimulação das reflexões sobre questões raciais, e no fomento da diversidade nas creches e pré-escolas. Para isso, o trabalho parte de uma revisão bibliográfica com o objetivo de investigar a ludicidade e as relações raciais na educação infantil. Esta análise dialoga com autores como Kishimoto (1998), Luckesi (1988), Gomes (2001), além de materiais produzidos pelo Ministério da Educação, entre outros suportes teóricos que contribuíram para o desenvolvimento deste artigo. O estudo busca responder à questão: como o lúdico pode potencializar o debate acerca das relações étnico-raciais na educação infantil, visando promover uma educação inclusiva e antirracista desde os primeiros anos de vida das crianças? Assim, argumentamos neste trabalho que as atividades lúdicas, tais como jogos e brincadeiras, podem ser construídas para incluir histórias e situações que reflitam diferentes culturas e identidades étnicas, permitindo que as crianças compreendam e apreciem a diversidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O lúdico como potencializador acerca do debate das relações étnico-raciais na educação infantil.pdfO lúdico como potencializador acerca do debate das relações étnico-raciais na educação infantil203.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.