00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16224
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comunicação digital e mídias sociais: estudo de caso aplicado à startup Nubank
Autor(es): Gomes, Kelvin Victor de Vasconcellos
Primeiro Orientador: Leite, Sandra Nunes
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Amilton Gláucio de
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Janaína Galdino de
Resumo: O trabalho aborda o relacionamento da startup Nubank com o cliente. Tem como objetivo estudar a comunicação da empresa, bem como entender o papel do profissional de Relações Públicas mediante as estratégias digitais utilizadas. Metodologicamente, o trabalho se dividiu em duas partes, sendo a primeira de cunho bibliográfico, que se dedicou à fundamentação teórica/revisão de literatura. A segunda parte se voltou para análise de um caso no qual foram observadas as manifestações de usuários de redes sociais, da página da Nubank nos canais oficiais do Facebook e Instagram, e a percepção do cliente para o aplicativo e site. Para a pesquisa teórica, não foi delimitado ano específico de atuação, visto que o material bibliográfico encontrado foi escasso. Trouxe como dados que muitos autores confirmam a boa experiência do usuário com a empresa, pois esta oferece uma comunicação pessoal e individual, otimizando o desempenho da equipe. Como principal resultado, pode-se atribuir às Relações Públicas, neste caso, os resultados positivos no que diz respeito à imagem da empresa que se revelou bem cuidada, visto que preza por princípios próprios da área, como transparência e confiança.
Abstract: The work addresses the relationship between the startup Nubank and the client. It aims to study the company's communication, as well as understand the role of the Public Relations professional through the digital strategies used. All the work, the work is logically in two parts, the first being bibliographic, which was presented to the theoretical foundation / literature review. The part was analyzed again from a second case, which were analyzed as manifestations of users of social networks, of the Nubank page on the official channels of Facebook and Instagram, and the customer's perception of the application and website. For the research, a specific area of activity was not delimited, since the bibliographic material found was scarce. I brought as data that many authors confirm the good user experience with the company, as it offers personal and individual communication, optimizing the performance of the team. As the main result, Public Relations can be assigned, in this case, the positive results with regard to the company's image, which proved to be well cared for, since it values its own principles in the area, such as transparency and trust.
Palavras-chave: Relações públicas
Comunicação digital
Mídia social
Nubank
Public relations
Digital communication
Social media
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas - Bacharelado
Citação: GOMES, Kelvin Victor de Vasconcellos. Comunicação digital e mídias sociais: estudo de caso aplicado à startup Nubank. 2025. 58 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Instituto de Ciências, Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16224
Data do documento: 6-jun-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comunicação digital e mídias sociais estudo de caso aplicado à startup Nubank.pdf1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.