00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16177
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Permanência escolar e memória: narrativas dos sujeitos idosos/as da EJAI em Santa Luzia do Norte-AL
Autor(es): Santos, Claudiovana Francielle Silva Avelino dos
Silva, Maria Alice Lima da
Primeiro Orientador: Torres, Andresso Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Torres, Andresso Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ana Luíza Tenório dos
metadata.dc.contributor.referee3: Reis, Divanir Maria de Lima
Resumo: Este artigo tem como objetivo de compreender através das narrativas das idosas de Santa Luzia do Norte como suas memórias atuam em seus processos de permanência escolar na velhice. Partindo da seguinte problemática: até que ponto as memórias da escola dos sujeitos idosos estudantes da EJA em Santa Luzia do Norte contribuem para a sua permanência escolar? Desdobrando-se em outras questões como: que representações possuem da escola? Quais os sentidos atribuem no presente? Metodologicamente, encaminhou-se através de uma abordagem qualitativa, fazendo uso da entrevista narrativa, onde foram abordados suas histórias pessoais, escolares, motivações, desafios e anseios futuros, em seus contextos acadêmicos. Os resultados revelaram como as dificuldades, essencialmente financeiras, vivenciadas por elas em suas infâncias, as negaram seus direitos, principalmente a educação. Revelou-se também a importância das memórias trazidas por elas, que as influenciaram a voltar ao âmbito escolar, depois de tantos anos, e de tantas vivências pessoais. Para essas mulheres, voltar a estudar e permanecer estudando, mesmo depois de tantos desafios, é sinal de força de vontade para superar desafios singulares, enfrentar preconceitos e barreiras sociais e culturais relativas às suas idades. Além disso, relatam como a permanência escolar impacta positivamente em suas vidas, proporcionando bem-estar físico e acima de tudo mental, às trazendo perspectivas para realização de sonhos futuros, como adquirir mais conhecimentos.
Abstract: sem abstract
Palavras-chave: Memória
Permanência escolar
Idosos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Claudiovana Francielle Silva Avelino dos; SILVA, Maria Alice Lima da; TORRES, Andresso Marques. Permanência escolar e memória: narrativas dos sujeitos idosos/as da EJAI em Santa Luzia do Norte - AL. 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16177
Data do documento: 27-mar-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Permanencia escolar e memoria - narrativas dos sujeitos idosos-as da EJAI em Santa Luzia do Norte-AL.pdfPermanência escolar e memória: narrativas dos sujeitos idosos/as da EJAI em Santa Luzia do Norte - AL301.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.