00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Torres, Andresso Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5767546693723657pt_BR
dc.contributor.referee1Torres, Andresso Marques-
dc.contributor.referee2Santos, Ana Luíza Tenório dos-
dc.contributor.referee3Reis, Divanir Maria de Lima-
dc.creatorSantos, Claudiovana Francielle Silva Avelino dos-
dc.creatorSilva, Maria Alice Lima da-
dc.date.accessioned2025-05-09T23:09:48Z-
dc.date.available2025-05-09-
dc.date.available2025-05-09T23:09:48Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Claudiovana Francielle Silva Avelino dos; SILVA, Maria Alice Lima da; TORRES, Andresso Marques. Permanência escolar e memória: narrativas dos sujeitos idosos/as da EJAI em Santa Luzia do Norte - AL. 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16177-
dc.description.abstractsem abstractpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPermanência escolarpt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePermanência escolar e memória: narrativas dos sujeitos idosos/as da EJAI em Santa Luzia do Norte-ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo de compreender através das narrativas das idosas de Santa Luzia do Norte como suas memórias atuam em seus processos de permanência escolar na velhice. Partindo da seguinte problemática: até que ponto as memórias da escola dos sujeitos idosos estudantes da EJA em Santa Luzia do Norte contribuem para a sua permanência escolar? Desdobrando-se em outras questões como: que representações possuem da escola? Quais os sentidos atribuem no presente? Metodologicamente, encaminhou-se através de uma abordagem qualitativa, fazendo uso da entrevista narrativa, onde foram abordados suas histórias pessoais, escolares, motivações, desafios e anseios futuros, em seus contextos acadêmicos. Os resultados revelaram como as dificuldades, essencialmente financeiras, vivenciadas por elas em suas infâncias, as negaram seus direitos, principalmente a educação. Revelou-se também a importância das memórias trazidas por elas, que as influenciaram a voltar ao âmbito escolar, depois de tantos anos, e de tantas vivências pessoais. Para essas mulheres, voltar a estudar e permanecer estudando, mesmo depois de tantos desafios, é sinal de força de vontade para superar desafios singulares, enfrentar preconceitos e barreiras sociais e culturais relativas às suas idades. Além disso, relatam como a permanência escolar impacta positivamente em suas vidas, proporcionando bem-estar físico e acima de tudo mental, às trazendo perspectivas para realização de sonhos futuros, como adquirir mais conhecimentos.pt_BR
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Permanencia escolar e memoria - narrativas dos sujeitos idosos-as da EJAI em Santa Luzia do Norte-AL.pdfPermanência escolar e memória: narrativas dos sujeitos idosos/as da EJAI em Santa Luzia do Norte - AL301.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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