Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16177
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Permanência escolar e memória: narrativas dos sujeitos idosos/as da EJAI em Santa Luzia do Norte-AL |
Autor(es): | Santos, Claudiovana Francielle Silva Avelino dos Silva, Maria Alice Lima da |
Primeiro Orientador: | Torres, Andresso Marques |
metadata.dc.contributor.referee1: | Torres, Andresso Marques |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Ana Luíza Tenório dos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Reis, Divanir Maria de Lima |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo de compreender através das narrativas das idosas de Santa Luzia do Norte como suas memórias atuam em seus processos de permanência escolar na velhice. Partindo da seguinte problemática: até que ponto as memórias da escola dos sujeitos idosos estudantes da EJA em Santa Luzia do Norte contribuem para a sua permanência escolar? Desdobrando-se em outras questões como: que representações possuem da escola? Quais os sentidos atribuem no presente? Metodologicamente, encaminhou-se através de uma abordagem qualitativa, fazendo uso da entrevista narrativa, onde foram abordados suas histórias pessoais, escolares, motivações, desafios e anseios futuros, em seus contextos acadêmicos. Os resultados revelaram como as dificuldades, essencialmente financeiras, vivenciadas por elas em suas infâncias, as negaram seus direitos, principalmente a educação. Revelou-se também a importância das memórias trazidas por elas, que as influenciaram a voltar ao âmbito escolar, depois de tantos anos, e de tantas vivências pessoais. Para essas mulheres, voltar a estudar e permanecer estudando, mesmo depois de tantos desafios, é sinal de força de vontade para superar desafios singulares, enfrentar preconceitos e barreiras sociais e culturais relativas às suas idades. Além disso, relatam como a permanência escolar impacta positivamente em suas vidas, proporcionando bem-estar físico e acima de tudo mental, às trazendo perspectivas para realização de sonhos futuros, como adquirir mais conhecimentos. |
Abstract: | sem abstract |
Palavras-chave: | Memória Permanência escolar Idosos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Claudiovana Francielle Silva Avelino dos; SILVA, Maria Alice Lima da; TORRES, Andresso Marques. Permanência escolar e memória: narrativas dos sujeitos idosos/as da EJAI em Santa Luzia do Norte - AL. 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16177 |
Data do documento: | 27-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Permanencia escolar e memoria - narrativas dos sujeitos idosos-as da EJAI em Santa Luzia do Norte-AL.pdf | Permanência escolar e memória: narrativas dos sujeitos idosos/as da EJAI em Santa Luzia do Norte - AL | 301.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.