00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16100
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Memórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas
Autor(es): Santos, Adlla Emanuelle Batista dos
Morais, Rebeca Ester de França
Primeiro Orientador: Torres, Andresso Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ana Karla Loureiro da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Manoel Santos da
Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender, por meio das narrativas, as trajetórias escolares da pessoa idosa em duas escolas alagoanas, considerando o movimento pendular de entradas e saídas, tanto no passado, quanto no presente. Partimos da seguinte problemática: o que narram os sujeitos idosos de duas escolas alagoanas, sobre seus percursos escolares passados e presentes? Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa, recorrendo à entrevista narrativa, em que foram abordadas suas histórias pessoais, memórias escolares, desafios e motivações para permanecerem estudando. Os resultados apontaram dificuldades, especificamente financeiras, vividas no período de suas infâncias, revelando o impacto nas trajetórias desses sujeitos, de modo que tiveram o direito à educação negado. Revelou-se, também, a importância das redes de apoio, que os influenciaram a voltar ao âmbito escolar. Para os idosos entrevistados, voltar à escola e permanecer estudando possui sentidos diversos, dentre os quais: a relação entre os sujeitos na escola – professores e colegas, a troca de experiência, o diálogo e a amizade. As narrativas evidenciaram, ainda, que a permanência escolar na velhice está relacionada ao sentimento de realização pessoal e concretização de sonhos.
Abstract: Ausente
Palavras-chave: Idosos-estudantes
EJA
Permanência escolar
Narrativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Adlla Emanuelle Batista dos; MORAIS, Rebeca Ester de França. Memórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas. 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16100
Data do documento: 30-ago-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas.pdfMemórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas228.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.