00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Torres, Andresso Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5767546693723657pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ana Karla Loureiro da-
dc.contributor.referee2Silva, Manoel Santos da-
dc.creatorSantos, Adlla Emanuelle Batista dos-
dc.creatorMorais, Rebeca Ester de França-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9182746829914949pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7989702930849243pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-28T22:45:44Z-
dc.date.available2025-04-28-
dc.date.available2025-04-28T22:45:44Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Adlla Emanuelle Batista dos; MORAIS, Rebeca Ester de França. Memórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas. 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16100-
dc.description.abstractAusentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdosos-estudantespt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectPermanência escolarpt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMemórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo compreender, por meio das narrativas, as trajetórias escolares da pessoa idosa em duas escolas alagoanas, considerando o movimento pendular de entradas e saídas, tanto no passado, quanto no presente. Partimos da seguinte problemática: o que narram os sujeitos idosos de duas escolas alagoanas, sobre seus percursos escolares passados e presentes? Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa, recorrendo à entrevista narrativa, em que foram abordadas suas histórias pessoais, memórias escolares, desafios e motivações para permanecerem estudando. Os resultados apontaram dificuldades, especificamente financeiras, vividas no período de suas infâncias, revelando o impacto nas trajetórias desses sujeitos, de modo que tiveram o direito à educação negado. Revelou-se, também, a importância das redes de apoio, que os influenciaram a voltar ao âmbito escolar. Para os idosos entrevistados, voltar à escola e permanecer estudando possui sentidos diversos, dentre os quais: a relação entre os sujeitos na escola – professores e colegas, a troca de experiência, o diálogo e a amizade. As narrativas evidenciaram, ainda, que a permanência escolar na velhice está relacionada ao sentimento de realização pessoal e concretização de sonhos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas.pdfMemórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas228.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.