Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16071
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A memória como instrumento do processo formativo para o trabalho com estudantes da educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Oliveira, Meiriely Correia de |
Primeiro Orientador: | Silva, Givanildo da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Givanildo da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Jeane Felix da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Torres, Andresso Marques |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos é um direito garantido na Constituição Federal de 1988. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar as memórias dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre a infância, o trabalho e o retorno escolar, com a finalidade de refletir sobre o potencial da memória no processo formativo. Teve como objetivos específicos: conhecer a infância dos sujeitos entrevistados, analisar a importância do trabalho na vida desses sujeitos e compreender como a memória implica no retorno escolar. A pergunta de pesquisa foi: de quais maneiras a memória pode se tornar potencialmente apta para auxiliar no processo formativo dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos? A metodologia foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa explicativa com características participantes. A reflexão sobre tais assuntos mostraram resultados referentes à importância da valorização da memória como dimensão social, como reconhecimento da sociedade, mostrando as diversas formas pelas quais as memórias dos sujeitos podem servir como uma base de dados sobre diversos períodos. Para além disso, o reconhecimento da memória sobre os diversos momentos da vida do sujeito, aluno da Educação de Jovens e Adultos podem trazer benefícios no processo formativo desse estudante. |
Abstract: | sem abstract |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Memória Processo formativo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | OLIVEIRA, Meiriely Correia de; SILVA, Ginvanildo da. A memória como instrumento do processo formativo para o trabalho com estudantes da educação de jovens e adultos. 2025. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16071 |
Data do documento: | 12-mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A memória como instrumento do processo formativo para o trabalho com estudantes da educação de jovens e adultos.pdf | A memória como instrumento do processo formativo para o trabalho com estudantes da educação de jovens e adultos | 192.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.