00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16071
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A memória como instrumento do processo formativo para o trabalho com estudantes da educação de jovens e adultos
Autor(es): Oliveira, Meiriely Correia de
Primeiro Orientador: Silva, Givanildo da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Givanildo da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jeane Felix da
metadata.dc.contributor.referee3: Torres, Andresso Marques
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos é um direito garantido na Constituição Federal de 1988. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar as memórias dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre a infância, o trabalho e o retorno escolar, com a finalidade de refletir sobre o potencial da memória no processo formativo. Teve como objetivos específicos: conhecer a infância dos sujeitos entrevistados, analisar a importância do trabalho na vida desses sujeitos e compreender como a memória implica no retorno escolar. A pergunta de pesquisa foi: de quais maneiras a memória pode se tornar potencialmente apta para auxiliar no processo formativo dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos? A metodologia foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa explicativa com características participantes. A reflexão sobre tais assuntos mostraram resultados referentes à importância da valorização da memória como dimensão social, como reconhecimento da sociedade, mostrando as diversas formas pelas quais as memórias dos sujeitos podem servir como uma base de dados sobre diversos períodos. Para além disso, o reconhecimento da memória sobre os diversos momentos da vida do sujeito, aluno da Educação de Jovens e Adultos podem trazer benefícios no processo formativo desse estudante.
Abstract: sem abstract
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Memória
Processo formativo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: OLIVEIRA, Meiriely Correia de; SILVA, Ginvanildo da. A memória como instrumento do processo formativo para o trabalho com estudantes da educação de jovens e adultos. 2025. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16071
Data do documento: 12-mar-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A memória como instrumento do processo formativo para o trabalho com estudantes da educação de jovens e adultos.pdfA memória como instrumento do processo formativo para o trabalho com estudantes da educação de jovens e adultos192.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.