00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Givanildo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3702199251733170pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Givanildo da-
dc.contributor.referee2Silva, Jeane Felix da-
dc.contributor.referee3Torres, Andresso Marques-
dc.creatorOliveira, Meiriely Correia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0117233746412618pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-24T23:54:21Z-
dc.date.available2025-04-24-
dc.date.available2025-04-24T23:54:21Z-
dc.date.issued2025-03-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Meiriely Correia de; SILVA, Ginvanildo da. A memória como instrumento do processo formativo para o trabalho com estudantes da educação de jovens e adultos. 2025. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16071-
dc.description.abstractsem abstractpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectProcesso formativopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA memória como instrumento do processo formativo para o trabalho com estudantes da educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos é um direito garantido na Constituição Federal de 1988. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar as memórias dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre a infância, o trabalho e o retorno escolar, com a finalidade de refletir sobre o potencial da memória no processo formativo. Teve como objetivos específicos: conhecer a infância dos sujeitos entrevistados, analisar a importância do trabalho na vida desses sujeitos e compreender como a memória implica no retorno escolar. A pergunta de pesquisa foi: de quais maneiras a memória pode se tornar potencialmente apta para auxiliar no processo formativo dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos? A metodologia foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa explicativa com características participantes. A reflexão sobre tais assuntos mostraram resultados referentes à importância da valorização da memória como dimensão social, como reconhecimento da sociedade, mostrando as diversas formas pelas quais as memórias dos sujeitos podem servir como uma base de dados sobre diversos períodos. Para além disso, o reconhecimento da memória sobre os diversos momentos da vida do sujeito, aluno da Educação de Jovens e Adultos podem trazer benefícios no processo formativo desse estudante.pt_BR
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