00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16051
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Infância e educação infantil: refletindo os impactos da educação infantil no desenvolvimento da criança e os motivos da ausência escolar nessa etapa de ensino
Título(s) alternativo(s): Reading And Storytelling Practices In early childhood education: experiences and reflections from the Pedagogical Residency Program
Autor(es): Silva, Janny Hellen dos Sanbtos
Primeiro Orientador: Saraiva, Mariana Rebeca de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Maynart, Renata da Costa
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Ana Maria dos
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo traçar o surgimento e efetivação do sentimento contemporâneo de infância (explanando diferentes marcadores que definem essa vivência), utilizando-se da etimologia de palavras como criança e infância para traçar uma linha explicativa que conta o percurso percorrido até que fossem criadas e efetivadas leis que garantem e protegem os direito desses sujeitos à saúde, educação, alimentação, moradia, lazer, etc. Além disso, será levantado ao longo do texto alguns motivos que levam as crianças em idade pré-escolar a não frequentarem essa instituição, utilizando relatos e vivências da autora para exemplificar como a creche e a pré-escola ainda é incompreendida — e também refletir sobre como as situações de risco e vulnerabilidade social podem impactar na ausência dessas crianças nesse espaço de socialização.
Abstract: This paper aims to trace the emergence and implementation of the contemporary feeling of childhood (explaining different markers that define this experience), using the etymology of words such as child and childhood to outline an explanatory line that tells the story of the path taken until laws were created and implemented to guarantee and protect the rights of these individuals to health, education, food, housing, leisure, etc. In addition, some reasons that lead preschool-age children to not attend this institution will be raised throughout the text, using the author's accounts and experiences to exemplify how daycare and preschool are still misunderstood — and also to reflect on how situations of risk and social vulnerability can impact the absence of these children in this space of socialization.
RESUMEN El presente trabajo pretende rastrear el surgimiento e implementación del sentimiento contemporáneo de infancia (explicando diferentes marcadores que definen esta experiencia), utilizando la etimología de palabras como niño e infancia para trazar una línea explicativa que cuente el camino recorrido hasta su creación. e implementó leyes que garantizan y protegen los derechos de estos sujetos a la salud, la educación, la alimentación, la vivienda, el ocio, etc. Además, a lo largo del texto se plantearán algunas razones que llevan a los niños en edad preescolar a no asistir a esta institución, utilizando los relatos y experiencias de la autora para ejemplificar cómo la guardería y el preescolar aún son incomprendidos – y también reflexionar sobre cómo las situaciones de riesgo y vulnerabilidad social pueden impactar la ausencia de estos niños en este espacio de socialización.
Palavras-chave: Criança
Infância
Direitos da criança
Educação infantil
Ausência escolar
Child
Childhood
Children's rights
Eraly childhood education
School absence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Janny Hellen dos Santos. Infância e educação infantil: refletindo os impactos da educação infantil no desenvolvimento da criança e os motivos da ausência escolar nessa etapa de ensino. 2025. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16051
Data do documento: 6-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Infância e Educação Infantil.pdfInfância e educação infantil: refletindo os impactos da educação infantil no desenvolvimento da criança e os motivos da ausência escolar nessa etapa de ensino764.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.