Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16029
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Contar e encantar: um resgate da literatura através de Monteiro Lobato |
Autor(es): | Barbosa, Thayane Carmelita Lins |
Primeiro Orientador: | Viana, Maria Aparecida Pereira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Viana, Maria Aparecida Pereira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cavalcante, Maria Auxiliadora |
metadata.dc.contributor.referee3: | Barros, Abdízia Maria Alves |
Resumo: | Este trabalho é resultado de um projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi aplicado em uma escola da rede municipal de ensino, na cidadede Maceió-AL, no ano de 2017, com foco na alfabetização de letramento de crianças nos anosiniciais, através da ludicidade a partir da literatura de Monteiro Lobato. Para agregar valor ao trabalho, foi utilizada a pesquisa qualitativa com abordagem na pesquisa-ação, por meio de pesquisa bibliográfica, entrevista com professores e alunos, bem como o teste de sondagem, sendo estes materiais que auxiliaram na compreensão do cenário, na aplicação das atividades de acordo com as necessidades e para suprir as expectativas diante da turma e faixa etária a qual o material seria direcionado. Como resultado, observou-se o impacto da literatura e da ludicidade no processo de alfabetização e letramento para a turma, mas pôde-se observar o impacto das obras de Monteiro Lobato no âmbito social que a escola influencia diretamente. Para além da importância teórica, observa-se também que o incentivo literário e a prática do contar e recontar histórias, impacta positivamente a comunidade escolar como um todo, trazendo experiências dentro e fora do ambiente escolar, além de estreitar os laços entre família e escola, neste sentido. Dentro desta perspectiva, observou-se que a dificuldade está em relação ao tempo e à preparação – por parte dos professores – para trazer momentos e atividades que possam acontecer por meio das ações elaboradas de acordo com a proposta do programa, através das possibilidades apresentadas pelas participantes. |
Abstract: | sem abstract |
Palavras-chave: | Contar Recontar Alfabetização Letramento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | BARBOSA, Thayane Carmelita Lins; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Contar e encantar: um resgate da literatura através de Monteiro Lobato. 2025. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16029 |
Data do documento: | 24-jan-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contar e encantar - um resgate da literatura atraves de Monteiro Lobato.pdf | Contar e encantar: um resgate da literatura através de Monteiro Lobato | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.