00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16029
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contar e encantar: um resgate da literatura através de Monteiro Lobato
Autor(es): Barbosa, Thayane Carmelita Lins
Primeiro Orientador: Viana, Maria Aparecida Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, Maria Aparecida Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Maria Auxiliadora
metadata.dc.contributor.referee3: Barros, Abdízia Maria Alves
Resumo: Este trabalho é resultado de um projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi aplicado em uma escola da rede municipal de ensino, na cidadede Maceió-AL, no ano de 2017, com foco na alfabetização de letramento de crianças nos anosiniciais, através da ludicidade a partir da literatura de Monteiro Lobato. Para agregar valor ao trabalho, foi utilizada a pesquisa qualitativa com abordagem na pesquisa-ação, por meio de pesquisa bibliográfica, entrevista com professores e alunos, bem como o teste de sondagem, sendo estes materiais que auxiliaram na compreensão do cenário, na aplicação das atividades de acordo com as necessidades e para suprir as expectativas diante da turma e faixa etária a qual o material seria direcionado. Como resultado, observou-se o impacto da literatura e da ludicidade no processo de alfabetização e letramento para a turma, mas pôde-se observar o impacto das obras de Monteiro Lobato no âmbito social que a escola influencia diretamente. Para além da importância teórica, observa-se também que o incentivo literário e a prática do contar e recontar histórias, impacta positivamente a comunidade escolar como um todo, trazendo experiências dentro e fora do ambiente escolar, além de estreitar os laços entre família e escola, neste sentido. Dentro desta perspectiva, observou-se que a dificuldade está em relação ao tempo e à preparação – por parte dos professores – para trazer momentos e atividades que possam acontecer por meio das ações elaboradas de acordo com a proposta do programa, através das possibilidades apresentadas pelas participantes.
Abstract: sem abstract
Palavras-chave: Contar
Recontar
Alfabetização
Letramento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: BARBOSA, Thayane Carmelita Lins; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Contar e encantar: um resgate da literatura através de Monteiro Lobato. 2025. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16029
Data do documento: 24-jan-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contar e encantar - um resgate da literatura atraves de Monteiro Lobato.pdfContar e encantar: um resgate da literatura através de Monteiro Lobato1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.