00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16029
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.referee2Cavalcante, Maria Auxiliadora-
dc.contributor.referee3Barros, Abdízia Maria Alves-
dc.creatorBarbosa, Thayane Carmelita Lins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3860471357410036pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-16T00:15:48Z-
dc.date.available2025-04-15-
dc.date.available2025-04-16T00:15:48Z-
dc.date.issued2024-01-24-
dc.identifier.citationBARBOSA, Thayane Carmelita Lins; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Contar e encantar: um resgate da literatura através de Monteiro Lobato. 2025. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16029-
dc.description.abstractsem abstractpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContarpt_BR
dc.subjectRecontarpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleContar e encantar: um resgate da literatura através de Monteiro Lobatopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de um projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi aplicado em uma escola da rede municipal de ensino, na cidadede Maceió-AL, no ano de 2017, com foco na alfabetização de letramento de crianças nos anosiniciais, através da ludicidade a partir da literatura de Monteiro Lobato. Para agregar valor ao trabalho, foi utilizada a pesquisa qualitativa com abordagem na pesquisa-ação, por meio de pesquisa bibliográfica, entrevista com professores e alunos, bem como o teste de sondagem, sendo estes materiais que auxiliaram na compreensão do cenário, na aplicação das atividades de acordo com as necessidades e para suprir as expectativas diante da turma e faixa etária a qual o material seria direcionado. Como resultado, observou-se o impacto da literatura e da ludicidade no processo de alfabetização e letramento para a turma, mas pôde-se observar o impacto das obras de Monteiro Lobato no âmbito social que a escola influencia diretamente. Para além da importância teórica, observa-se também que o incentivo literário e a prática do contar e recontar histórias, impacta positivamente a comunidade escolar como um todo, trazendo experiências dentro e fora do ambiente escolar, além de estreitar os laços entre família e escola, neste sentido. Dentro desta perspectiva, observou-se que a dificuldade está em relação ao tempo e à preparação – por parte dos professores – para trazer momentos e atividades que possam acontecer por meio das ações elaboradas de acordo com a proposta do programa, através das possibilidades apresentadas pelas participantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contar e encantar - um resgate da literatura atraves de Monteiro Lobato.pdfContar e encantar: um resgate da literatura através de Monteiro Lobato1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.