00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15984
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Currículos, realidades e enfrentamentos do ensino remoto: um olhar sobre as escolas públicas de Maceió no momento pandêmico
Autor(es): Araújo, Lara Patrícia Martiniano
Mendonça, Silvania Santos de
Primeiro Orientador: Cavalcante, Valéria Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Ana Luisa Tenório dos
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Rafaella Gregório de
metadata.dc.contributor.referee3: Cavalcante, Valério Campos
Resumo: Este artigo advém do recorte de uma pesquisa que objetivou identificar quais Currículos foram vivenciados nas aulas e/ou atividades remotas do/no Ensino Fundamental Anos Iniciais, em duas escolas públicas, no contexto pandêmico imposto pela Covid-19, no período de 2020/2021, no município de Maceió/Al. Buscou-se para tanto observar de que maneira o referido município organizou / construiu os currículos escolares, diante dos enfrentamentos impostos pelo momento pandêmico. Recorremos à abordagem de pesquisa qualitativa, com base em estudo de caso múltiplos casos (STAKE, 2006) ocorridos em duas escolas públicas. Para a coleta de dados foram feitos grupos focais, nos quais coletamos as narrativas de professore/as, que atuavam à época nas escolas investigadas e análise documental, sobre os documentos que normatizaram a educação no momento pandêmico em Maceió. Diante da pesquisa realizada, há que se ressaltar, que mesmo com um aparato legal, que respaldou a educação na pandemia, as vozes dos investigados/as e as realidades vivenciadas nos apontou grandes enfrentamentos pedagógicos, quais sejam: a indisponibilidade de recursos para a aquisição de celulares e computadores individuais, conciliar rotina doméstica e trabalho, a ausência de formação continuada.
Abstract: sem abstract
Palavras-chave: Currículos
Ensino remoto
Escolas públicas
Maceió
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: ARAÚJO, Lara Patrícia Martiniano; MENDONÇA, Silvania Santos de; CAVALCANTE, Valéria Campos. Currículos, realidades e enfrentamentos do ensino remoto: um olhar sobre as escolas públicas de Maceió no momento pandêmico. 2025. 12 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15984
Data do documento: 16-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Curriculos realidades e enfretamentos do ensino remoto....pdfCurriculos realidades e enfretamentos do ensino remoto: um olhar sobre as escolas públicas de Maceió no momento pandêmico254.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.