00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Valéria Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ana Luisa Tenório dos-
dc.contributor.referee2Souza, Rafaella Gregório de-
dc.contributor.referee3Cavalcante, Valério Campos-
dc.creatorAraújo, Lara Patrícia Martiniano-
dc.creatorMendonça, Silvania Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5447011916870948pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0954644126543427pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-12T15:27:43Z-
dc.date.available2025-04-12-
dc.date.available2025-04-12T15:27:43Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.identifier.citationARAÚJO, Lara Patrícia Martiniano; MENDONÇA, Silvania Santos de; CAVALCANTE, Valéria Campos. Currículos, realidades e enfrentamentos do ensino remoto: um olhar sobre as escolas públicas de Maceió no momento pandêmico. 2025. 12 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15984-
dc.description.abstractsem abstractpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectMaceiópt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCurrículos, realidades e enfrentamentos do ensino remoto: um olhar sobre as escolas públicas de Maceió no momento pandêmicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo advém do recorte de uma pesquisa que objetivou identificar quais Currículos foram vivenciados nas aulas e/ou atividades remotas do/no Ensino Fundamental Anos Iniciais, em duas escolas públicas, no contexto pandêmico imposto pela Covid-19, no período de 2020/2021, no município de Maceió/Al. Buscou-se para tanto observar de que maneira o referido município organizou / construiu os currículos escolares, diante dos enfrentamentos impostos pelo momento pandêmico. Recorremos à abordagem de pesquisa qualitativa, com base em estudo de caso múltiplos casos (STAKE, 2006) ocorridos em duas escolas públicas. Para a coleta de dados foram feitos grupos focais, nos quais coletamos as narrativas de professore/as, que atuavam à época nas escolas investigadas e análise documental, sobre os documentos que normatizaram a educação no momento pandêmico em Maceió. Diante da pesquisa realizada, há que se ressaltar, que mesmo com um aparato legal, que respaldou a educação na pandemia, as vozes dos investigados/as e as realidades vivenciadas nos apontou grandes enfrentamentos pedagógicos, quais sejam: a indisponibilidade de recursos para a aquisição de celulares e computadores individuais, conciliar rotina doméstica e trabalho, a ausência de formação continuada.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Curriculos realidades e enfretamentos do ensino remoto....pdfCurriculos realidades e enfretamentos do ensino remoto: um olhar sobre as escolas públicas de Maceió no momento pandêmico254.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.