00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15962
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação no ensino superior: influências no processo da aprendizagem do discente
Autor(es): Gomes, João Paulo dos Santos
Primeiro Orientador: Barros, Abdízia Maria Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Ferraz, Eraldo de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Gleria, Carolina Faria Coutinho
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender as perspectivas, os obstáculos e os estímulos enfrentados por educadores em formação no contexto universitário em relação à avaliação da aprendizagem em seus processos formativos. Para sustentar a discussão, o estudo baseia-se nos trabalhos de Conte (2019), Cappelletti (2015), Hoffmann (1997), Luckesi (1997), Saul (2008), entre outros teóricos, que defendem práticas avaliativas que colocam o aluno como protagonista do processo de ensino- aprendizagem, orientando-se pelas dificuldades encontradas. Adotou-se uma abordagem qualitativa, pois, conforme Minayo (2007), essa metodologia possibilita a exploração de aspectos subjetivos, captando uma rica diversidade de experiências, tanto individuais quanto coletivas. Este estudo tem os objetivos específicos, situar historicamente a avaliação, através dos teóricos que tratam das práticas avaliativas; descrever e compreender algumas percepções teóricas sobre as práticas de avaliação na educação universitária; analisar os dados dos questionários apresentados, após a aplicação do questionário, utilizado como instrumento de investigação. Os resultados evidenciam a necessidade de direcionamentos que promovam uma prática avaliativa voltada para a reflexão crítica, favorecendo uma aprendizagem que contribua para uma formação mais humana e significativa.
Abstract: sem
Palavras-chave: Avaliação
Ensino susperior
Aprendizagem
Pedagogia
Práticas avaliativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: GOMES, João Paulo dos Santos; BARROS, Abdízia Maria Alves. Avaliação no ensino superior: influências no processo da aprendizagem do discente. 2025. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15962
Data do documento: 16-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação no ensino superior _ influencias no processo da aprendizagem do discente.pdfAvaliação no ensino superior: influências no processo da aprendizagem do discente385.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.