Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15962
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação no ensino superior: influências no processo da aprendizagem do discente |
Autor(es): | Gomes, João Paulo dos Santos |
Primeiro Orientador: | Barros, Abdízia Maria Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferraz, Eraldo de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gleria, Carolina Faria Coutinho |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender as perspectivas, os obstáculos e os estímulos enfrentados por educadores em formação no contexto universitário em relação à avaliação da aprendizagem em seus processos formativos. Para sustentar a discussão, o estudo baseia-se nos trabalhos de Conte (2019), Cappelletti (2015), Hoffmann (1997), Luckesi (1997), Saul (2008), entre outros teóricos, que defendem práticas avaliativas que colocam o aluno como protagonista do processo de ensino- aprendizagem, orientando-se pelas dificuldades encontradas. Adotou-se uma abordagem qualitativa, pois, conforme Minayo (2007), essa metodologia possibilita a exploração de aspectos subjetivos, captando uma rica diversidade de experiências, tanto individuais quanto coletivas. Este estudo tem os objetivos específicos, situar historicamente a avaliação, através dos teóricos que tratam das práticas avaliativas; descrever e compreender algumas percepções teóricas sobre as práticas de avaliação na educação universitária; analisar os dados dos questionários apresentados, após a aplicação do questionário, utilizado como instrumento de investigação. Os resultados evidenciam a necessidade de direcionamentos que promovam uma prática avaliativa voltada para a reflexão crítica, favorecendo uma aprendizagem que contribua para uma formação mais humana e significativa. |
Abstract: | sem |
Palavras-chave: | Avaliação Ensino susperior Aprendizagem Pedagogia Práticas avaliativas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | GOMES, João Paulo dos Santos; BARROS, Abdízia Maria Alves. Avaliação no ensino superior: influências no processo da aprendizagem do discente. 2025. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15962 |
Data do documento: | 16-dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação no ensino superior _ influencias no processo da aprendizagem do discente.pdf | Avaliação no ensino superior: influências no processo da aprendizagem do discente | 385.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.