Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15962
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Barros, Abdízia Maria Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8978186925444582 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferraz, Eraldo de Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Gleria, Carolina Faria Coutinho | - |
dc.creator | Gomes, João Paulo dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6241503763896387 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-09T15:28:57Z | - |
dc.date.available | 2025-04-09 | - |
dc.date.available | 2025-04-09T15:28:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, João Paulo dos Santos; BARROS, Abdízia Maria Alves. Avaliação no ensino superior: influências no processo da aprendizagem do discente. 2025. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15962 | - |
dc.description.abstract | sem | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino susperior | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Práticas avaliativas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Avaliação no ensino superior: influências no processo da aprendizagem do discente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo compreender as perspectivas, os obstáculos e os estímulos enfrentados por educadores em formação no contexto universitário em relação à avaliação da aprendizagem em seus processos formativos. Para sustentar a discussão, o estudo baseia-se nos trabalhos de Conte (2019), Cappelletti (2015), Hoffmann (1997), Luckesi (1997), Saul (2008), entre outros teóricos, que defendem práticas avaliativas que colocam o aluno como protagonista do processo de ensino- aprendizagem, orientando-se pelas dificuldades encontradas. Adotou-se uma abordagem qualitativa, pois, conforme Minayo (2007), essa metodologia possibilita a exploração de aspectos subjetivos, captando uma rica diversidade de experiências, tanto individuais quanto coletivas. Este estudo tem os objetivos específicos, situar historicamente a avaliação, através dos teóricos que tratam das práticas avaliativas; descrever e compreender algumas percepções teóricas sobre as práticas de avaliação na educação universitária; analisar os dados dos questionários apresentados, após a aplicação do questionário, utilizado como instrumento de investigação. Os resultados evidenciam a necessidade de direcionamentos que promovam uma prática avaliativa voltada para a reflexão crítica, favorecendo uma aprendizagem que contribua para uma formação mais humana e significativa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação no ensino superior _ influencias no processo da aprendizagem do discente.pdf | Avaliação no ensino superior: influências no processo da aprendizagem do discente | 385.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.