00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Abdízia Maria Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.referee1Ferraz, Eraldo de Souza-
dc.contributor.referee2Gleria, Carolina Faria Coutinho-
dc.creatorGomes, João Paulo dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241503763896387pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-09T15:28:57Z-
dc.date.available2025-04-09-
dc.date.available2025-04-09T15:28:57Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationGOMES, João Paulo dos Santos; BARROS, Abdízia Maria Alves. Avaliação no ensino superior: influências no processo da aprendizagem do discente. 2025. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15962-
dc.description.abstractsempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino susperiorpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPráticas avaliativaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação no ensino superior: influências no processo da aprendizagem do discentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo compreender as perspectivas, os obstáculos e os estímulos enfrentados por educadores em formação no contexto universitário em relação à avaliação da aprendizagem em seus processos formativos. Para sustentar a discussão, o estudo baseia-se nos trabalhos de Conte (2019), Cappelletti (2015), Hoffmann (1997), Luckesi (1997), Saul (2008), entre outros teóricos, que defendem práticas avaliativas que colocam o aluno como protagonista do processo de ensino- aprendizagem, orientando-se pelas dificuldades encontradas. Adotou-se uma abordagem qualitativa, pois, conforme Minayo (2007), essa metodologia possibilita a exploração de aspectos subjetivos, captando uma rica diversidade de experiências, tanto individuais quanto coletivas. Este estudo tem os objetivos específicos, situar historicamente a avaliação, através dos teóricos que tratam das práticas avaliativas; descrever e compreender algumas percepções teóricas sobre as práticas de avaliação na educação universitária; analisar os dados dos questionários apresentados, após a aplicação do questionário, utilizado como instrumento de investigação. Os resultados evidenciam a necessidade de direcionamentos que promovam uma prática avaliativa voltada para a reflexão crítica, favorecendo uma aprendizagem que contribua para uma formação mais humana e significativa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação no ensino superior _ influencias no processo da aprendizagem do discente.pdfAvaliação no ensino superior: influências no processo da aprendizagem do discente385.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.