Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15960
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A universidade nas representações sociais de professores |
Autor(es): | Araújo, Heloisa Helena Bezerra de |
Primeiro Orientador: | Sales, Mônica Patrícia da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Camila Teixeira de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Francisco, Deise Juliana |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do curso de Pedagogia, referente ao período de 2020-2021. O estudo teve três objetivos principais: (1) entender as percepções dos docentes sobre a universidade, (2) identificar núcleo central e periferia das representações sociais da universidade compartilhadas pelos professores e (3) analisar como os elementos da prática pedagógica influenciam essas representações. A hipótese central é que as percepções sobre a universidade são resultadas de uma construção histórica e contingente, que pode ser compreendida através da análise das representações sociais em construção. A pesquisa baseia-se na teoria de Moscovici (1961) e em estudos sobre o significado da universidade, incorporando a abordagem estrutural de Jean-Claude Abric (2000) e influências de Jodelet (2005) e Sá (1995). Foram entrevistados 26 docentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) para a coleta de dados, que foram inseridos em um questionário online via Google Forms, permitindo uma análise qualitativa das respostas. Os resultados mostram que o núcleo central das representações sociais da universidade destaca seu papel social e formativo, enquanto a periferia reforça essas percepções, evidenciando a função formativa e social desta instituição, ou seja, a RP de universidade está objetivada na função formativa e ancora seus elementos na função social e política da universidade. Sugerimos a realização de estudos mais abrangentes e profundos, com a participação de mais sujeitos para explorar aspectos menos abordados das representações sociais da universidade. |
Abstract: | sem abstract |
Palavras-chave: | Universidade Professores Representações sociais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | ARAÚJO, Heloisa Helena Bezerra de; SALES, Mônica Patrícia da Silva. A universidade nas representações sociais de professores. 2025. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15960 |
Data do documento: | 4-dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A universidade nas representações sociais de professores.pdf | 227.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.