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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15960
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Sales, Mônica Patrícia da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2200661405627951 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Camila Teixeira de | - |
dc.contributor.referee2 | Francisco, Deise Juliana | - |
dc.creator | Araújo, Heloisa Helena Bezerra de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2655533786868659 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-09T14:26:06Z | - |
dc.date.available | 2025-04-09 | - |
dc.date.available | 2025-04-09T14:26:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Heloisa Helena Bezerra de; SALES, Mônica Patrícia da Silva. A universidade nas representações sociais de professores. 2025. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15960 | - |
dc.description.abstract | sem abstract | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A universidade nas representações sociais de professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do curso de Pedagogia, referente ao período de 2020-2021. O estudo teve três objetivos principais: (1) entender as percepções dos docentes sobre a universidade, (2) identificar núcleo central e periferia das representações sociais da universidade compartilhadas pelos professores e (3) analisar como os elementos da prática pedagógica influenciam essas representações. A hipótese central é que as percepções sobre a universidade são resultadas de uma construção histórica e contingente, que pode ser compreendida através da análise das representações sociais em construção. A pesquisa baseia-se na teoria de Moscovici (1961) e em estudos sobre o significado da universidade, incorporando a abordagem estrutural de Jean-Claude Abric (2000) e influências de Jodelet (2005) e Sá (1995). Foram entrevistados 26 docentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) para a coleta de dados, que foram inseridos em um questionário online via Google Forms, permitindo uma análise qualitativa das respostas. Os resultados mostram que o núcleo central das representações sociais da universidade destaca seu papel social e formativo, enquanto a periferia reforça essas percepções, evidenciando a função formativa e social desta instituição, ou seja, a RP de universidade está objetivada na função formativa e ancora seus elementos na função social e política da universidade. Sugerimos a realização de estudos mais abrangentes e profundos, com a participação de mais sujeitos para explorar aspectos menos abordados das representações sociais da universidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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