00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sales, Mônica Patrícia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2200661405627951pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Camila Teixeira de-
dc.contributor.referee2Francisco, Deise Juliana-
dc.creatorAraújo, Heloisa Helena Bezerra de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655533786868659pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-09T14:26:06Z-
dc.date.available2025-04-09-
dc.date.available2025-04-09T14:26:06Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.citationARAÚJO, Heloisa Helena Bezerra de; SALES, Mônica Patrícia da Silva. A universidade nas representações sociais de professores. 2025. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15960-
dc.description.abstractsem abstractpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA universidade nas representações sociais de professorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do curso de Pedagogia, referente ao período de 2020-2021. O estudo teve três objetivos principais: (1) entender as percepções dos docentes sobre a universidade, (2) identificar núcleo central e periferia das representações sociais da universidade compartilhadas pelos professores e (3) analisar como os elementos da prática pedagógica influenciam essas representações. A hipótese central é que as percepções sobre a universidade são resultadas de uma construção histórica e contingente, que pode ser compreendida através da análise das representações sociais em construção. A pesquisa baseia-se na teoria de Moscovici (1961) e em estudos sobre o significado da universidade, incorporando a abordagem estrutural de Jean-Claude Abric (2000) e influências de Jodelet (2005) e Sá (1995). Foram entrevistados 26 docentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) para a coleta de dados, que foram inseridos em um questionário online via Google Forms, permitindo uma análise qualitativa das respostas. Os resultados mostram que o núcleo central das representações sociais da universidade destaca seu papel social e formativo, enquanto a periferia reforça essas percepções, evidenciando a função formativa e social desta instituição, ou seja, a RP de universidade está objetivada na função formativa e ancora seus elementos na função social e política da universidade. Sugerimos a realização de estudos mais abrangentes e profundos, com a participação de mais sujeitos para explorar aspectos menos abordados das representações sociais da universidade.pt_BR
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