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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15894
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Aleine Pereira da Joaquim, Maria Joseane Cavalcante |
Primeiro Orientador: | Luis, Suzana Maria Barrios |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Sandra Regina Paz da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sales, Mônica Patrícia da Silva |
Resumo: | O presente estudo trata sobre o papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tendo em vista que a escrita está presente no nosso cotidiano e é uma tecnologia criada, precisa ser ensinada a partir de uma variabilidade didática que inclui as práticas lúdicas. Tais práticas constituem excelentes possibilidades de alfabetizar, já que, além de desenvolverem os aspectos sociais, cognitivos e afetivos, podem contribuir para o processo de aquisição da escrita de forma significativa e reflexiva. Assim, tivemos como problema de estudo a questão: qual seria o papel das práticas lúdicas no processo de aquisição da leitura e da escrita? Desse modo, este estudo teve como objetivo geral refletir sobre o papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento. Para tanto, foi necessário descrever os conceitos fundamentais relacionados ao processo de alfabetização e letramento, compreender o conceito de ludicidade e analisar diferentes formas de práticas lúdicas utilizadas em contextos de alfabetização e letramento. Realizou-se, assim, uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa utilizando livros e artigos sobre o tema. Após a pesquisa bibliográfica, foi realizada uma análise sobre a potencialidade alfabetizadora de três atividades lúdicas, com base em alguns critérios. A análise realizada identificou que as práticas lúdicas, além de proporcionarem um ensino atrativo, podem e devem fazer parte do processo de aquisição da escrita, pois a ludicidade faz parte do ser humano e permite um ensino reflexivo. No entanto, foi possível identificar que há poucos estudos relacionados à área, do que se depreende a necessidade de investir em pesquisas que abordem o tema. Desse modo, concluiu-se que as práticas lúdicas devem fazer parte do processo de aquisição da escrita, pois desenvolvem habilidades essenciais, devendo ser planejadas e trabalhadas de maneira intencional e sistemática. |
Abstract: | Ausente |
Palavras-chave: | Alfabetização e letramento Ludicidade Ensino Fundamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Aleine Pereira da; JOAQUIM, Maria Joseane Cavalcante. O papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15894 |
Data do documento: | 29-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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