00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15894
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Aleine Pereira da
Joaquim, Maria Joseane Cavalcante
Primeiro Orientador: Luis, Suzana Maria Barrios
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Sandra Regina Paz da
metadata.dc.contributor.referee2: Sales, Mônica Patrícia da Silva
Resumo: O presente estudo trata sobre o papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tendo em vista que a escrita está presente no nosso cotidiano e é uma tecnologia criada, precisa ser ensinada a partir de uma variabilidade didática que inclui as práticas lúdicas. Tais práticas constituem excelentes possibilidades de alfabetizar, já que, além de desenvolverem os aspectos sociais, cognitivos e afetivos, podem contribuir para o processo de aquisição da escrita de forma significativa e reflexiva. Assim, tivemos como problema de estudo a questão: qual seria o papel das práticas lúdicas no processo de aquisição da leitura e da escrita? Desse modo, este estudo teve como objetivo geral refletir sobre o papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento. Para tanto, foi necessário descrever os conceitos fundamentais relacionados ao processo de alfabetização e letramento, compreender o conceito de ludicidade e analisar diferentes formas de práticas lúdicas utilizadas em contextos de alfabetização e letramento. Realizou-se, assim, uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa utilizando livros e artigos sobre o tema. Após a pesquisa bibliográfica, foi realizada uma análise sobre a potencialidade alfabetizadora de três atividades lúdicas, com base em alguns critérios. A análise realizada identificou que as práticas lúdicas, além de proporcionarem um ensino atrativo, podem e devem fazer parte do processo de aquisição da escrita, pois a ludicidade faz parte do ser humano e permite um ensino reflexivo. No entanto, foi possível identificar que há poucos estudos relacionados à área, do que se depreende a necessidade de investir em pesquisas que abordem o tema. Desse modo, concluiu-se que as práticas lúdicas devem fazer parte do processo de aquisição da escrita, pois desenvolvem habilidades essenciais, devendo ser planejadas e trabalhadas de maneira intencional e sistemática.
Abstract: Ausente
Palavras-chave: Alfabetização e letramento
Ludicidade
Ensino Fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Aleine Pereira da; JOAQUIM, Maria Joseane Cavalcante. O papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15894
Data do documento: 29-ago-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental.pdfO papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.