Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15894
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luis, Suzana Maria Barrios | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1316564059387352 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Sandra Regina Paz da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8370670998648144 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sales, Mônica Patrícia da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2200661405627951 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Aleine Pereira da | - |
dc.creator | Joaquim, Maria Joseane Cavalcante | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7422740699934954 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7218247302254564 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T14:20:17Z | - |
dc.date.available | 2025-04-03 | - |
dc.date.available | 2025-04-03T14:20:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Aleine Pereira da; JOAQUIM, Maria Joseane Cavalcante. O papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15894 | - |
dc.description.abstract | Ausente | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo trata sobre o papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tendo em vista que a escrita está presente no nosso cotidiano e é uma tecnologia criada, precisa ser ensinada a partir de uma variabilidade didática que inclui as práticas lúdicas. Tais práticas constituem excelentes possibilidades de alfabetizar, já que, além de desenvolverem os aspectos sociais, cognitivos e afetivos, podem contribuir para o processo de aquisição da escrita de forma significativa e reflexiva. Assim, tivemos como problema de estudo a questão: qual seria o papel das práticas lúdicas no processo de aquisição da leitura e da escrita? Desse modo, este estudo teve como objetivo geral refletir sobre o papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento. Para tanto, foi necessário descrever os conceitos fundamentais relacionados ao processo de alfabetização e letramento, compreender o conceito de ludicidade e analisar diferentes formas de práticas lúdicas utilizadas em contextos de alfabetização e letramento. Realizou-se, assim, uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa utilizando livros e artigos sobre o tema. Após a pesquisa bibliográfica, foi realizada uma análise sobre a potencialidade alfabetizadora de três atividades lúdicas, com base em alguns critérios. A análise realizada identificou que as práticas lúdicas, além de proporcionarem um ensino atrativo, podem e devem fazer parte do processo de aquisição da escrita, pois a ludicidade faz parte do ser humano e permite um ensino reflexivo. No entanto, foi possível identificar que há poucos estudos relacionados à área, do que se depreende a necessidade de investir em pesquisas que abordem o tema. Desse modo, concluiu-se que as práticas lúdicas devem fazer parte do processo de aquisição da escrita, pois desenvolvem habilidades essenciais, devendo ser planejadas e trabalhadas de maneira intencional e sistemática. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental.pdf | O papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.