00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15838
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Programa Alfabetiza Maceió: uma análise do discurso docente
Autor(es): Santos, Divaneide dos
Araújo, Joyce dos Santos Lima
Primeiro Orientador: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Valéria Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Janio Nunes dos
Resumo: Este artigo objetivou analisar as concepções de professoras alfabetizadoras da rede municipal de Maceió em relação ao Programa Alfabetiza Maceió (2021). A presente pesquisa constitui um recorte dos resultados encontrados na pesquisa“Alfabetização: Estudo, pesquisa e análise das ações políticas e das estratégias didáticas para recuperação das aprendizagens em Alagoas” (Santos, 2022), financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa em Alagoas - FAPEAL. Tem como fundamentação teórica os estudos de Soares (2006; 2018), Nóvoa (2002), entre outros, os quais possuem como objeto teórico-metodológico Alfabetização e Letramento e formação docente. A metodologia da pesquisa caracterizou-se por um estudo de abordagem qualitativa (Gerhardt; Silveira, 2009). Para a coleta do corpus de análise, utilizamos entrevistas semiestruturadas (Minayo, 1996) e a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados indicam que as docentes entrevistadas reconhecem o Programa como uma ferramenta importante para aprimorar a alfabetização no período pós-pandemia, sobretudo na defasagem observada nas crianças alfabetizadas neste período. No entanto, elas também destacam os desafios enfrentados no ambiente escolar para efetivar o Programa de acordo com algumas metas estabelecidas em suas diretrizes, pois os profissionais da educação enfrentavam dificuldades para colocá-las em prática. Essas dificuldades estavam relacionadas à adaptar o referido Programa a contextos específicos da sala de aula, como o pouco tempo necessário para a realização das atividades e a falta de inovação nas formações continuadas.
Abstract: Ausente
Palavras-chave: Alfabetização
Políticas de Alfabetização
Programa Alfabetiza
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Divaneide dos; ARAÚJO, Joyce dos Santos Lima. Programa Alfabetiza Maceió: uma análise do discurso docente. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15838
Data do documento: 19-ago-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Programa Alfabetiza Maceió_uma análise do discurso docente.pdfPrograma Alfabetiza Maceió: uma análise do discurso docente608.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.