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    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15838| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Programa Alfabetiza Maceió: uma análise do discurso docente | 
| Autor(es): | Santos, Divaneide dos Araújo, Joyce dos Santos Lima | 
| Primeiro Orientador: | Santos, Adriana Cavalcanti dos | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Cavalcante, Valéria Campos | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Janio Nunes dos | 
| Resumo: | Este artigo objetivou analisar as concepções de professoras alfabetizadoras da rede municipal de Maceió em relação ao Programa Alfabetiza Maceió (2021). A presente pesquisa constitui um recorte dos resultados encontrados na pesquisa“Alfabetização: Estudo, pesquisa e análise das ações políticas e das estratégias didáticas para recuperação das aprendizagens em Alagoas” (Santos, 2022), financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa em Alagoas - FAPEAL. Tem como fundamentação teórica os estudos de Soares (2006; 2018), Nóvoa (2002), entre outros, os quais possuem como objeto teórico-metodológico Alfabetização e Letramento e formação docente. A metodologia da pesquisa caracterizou-se por um estudo de abordagem qualitativa (Gerhardt; Silveira, 2009). Para a coleta do corpus de análise, utilizamos entrevistas semiestruturadas (Minayo, 1996) e a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados indicam que as docentes entrevistadas reconhecem o Programa como uma ferramenta importante para aprimorar a alfabetização no período pós-pandemia, sobretudo na defasagem observada nas crianças alfabetizadas neste período. No entanto, elas também destacam os desafios enfrentados no ambiente escolar para efetivar o Programa de acordo com algumas metas estabelecidas em suas diretrizes, pois os profissionais da educação enfrentavam dificuldades para colocá-las em prática. Essas dificuldades estavam relacionadas à adaptar o referido Programa a contextos específicos da sala de aula, como o pouco tempo necessário para a realização das atividades e a falta de inovação nas formações continuadas. | 
| Abstract: | Ausente | 
| Palavras-chave: | Alfabetização Políticas de Alfabetização Programa Alfabetiza | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura | 
| Citação: | SANTOS, Divaneide dos; ARAÚJO, Joyce dos Santos Lima. Programa Alfabetiza Maceió: uma análise do discurso docente. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15838 | 
| Data do documento: | 19-ago-2024 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Programa Alfabetiza Maceió_uma análise do discurso docente.pdf | Programa Alfabetiza Maceió: uma análise do discurso docente | 608.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
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