00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15786
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Brincar fora da caixa: um relato de experiências formativa e brincante em um centro municipal de educação infantil de Maceió, Alagoas
Autor(es): Paula, Melina Lima de França
Primeiro Orientador: Silva, Andreza Fabrícia Pinheiro da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elza Maria da
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Ana Cristina de Oliveira de
Resumo: O estágio supervisionado realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), ofereceu uma oportunidade valiosa para a reflexão sobre práticas pedagógicas e percepções infantis na Educação Infantil. Adotando uma abordagem qualitativa exploratória, o estudo utilizou o método do relato de experiência, objetivando resgatar a experiência formativa do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, com vistas à reflexão em torno das experiências brincantes, cujo formato remete à ideia de "brincar fora da caixa". A coleta de dados foi feita por meio de diários de campo, destacando a importância do brincar como um meio essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Observou-se que práticas pedagógicas inovadoras, como o tempo prolongado para brincadeiras livres e a integração de elementos culturais, foram cruciais para criar um ambiente de aprendizado significativo e envolvente. A ênfase na autonomia e criatividade das crianças, bem como a adaptação das atividades às suas preferências e necessidades, como evidenciado nas dificuldades enfrentadas com a confecção de pipas e a interação de uma criança autista, destacou a necessidade de uma abordagem pedagógica flexível e inclusiva. Além disso, a experiência sublinhou a importância de uma formação contínua para os profissionais da Educação Infantil e a necessidade de uma constante avaliação e aprimoramento das metodologias. O estágio enriqueceu a compreensão sobre a complexidade do desenvolvimento infantil e reforçou a relevância de um ambiente educacional que respeite individualidades e ofereça oportunidades diversificadas para um aprendizado integral. As observações e experiências proporcionadas oferecem uma base para futuras práticas pedagógicas e pesquisas na área da Educação Infantil.
Abstract: Ausente
Palavras-chave: Educação infantil
Brincar fora da caixa
Estágio supervisionado em Educação Infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: PAULA, Melina Lima de França. Brincar fora da caixa: um relato de experiências formativa e brincante em um centro municipal de educação infantil de Maceió, Alagoas. 2025. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15786
Data do documento: 18-ago-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brincar fora da caixa_um relato de experiências formativa e brincante em um centro municipal de educação infantil de Maceió, Alagoas.pdfBrincar fora da caixa: um relato de experiências formativa e brincante em um centro municipal de educação infantil de Maceió, Alagoas327.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.