Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15786
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Brincar fora da caixa: um relato de experiências formativa e brincante em um centro municipal de educação infantil de Maceió, Alagoas |
Autor(es): | Paula, Melina Lima de França |
Primeiro Orientador: | Silva, Andreza Fabrícia Pinheiro da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Ana Cristina de Oliveira de |
Resumo: | O estágio supervisionado realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), ofereceu uma oportunidade valiosa para a reflexão sobre práticas pedagógicas e percepções infantis na Educação Infantil. Adotando uma abordagem qualitativa exploratória, o estudo utilizou o método do relato de experiência, objetivando resgatar a experiência formativa do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, com vistas à reflexão em torno das experiências brincantes, cujo formato remete à ideia de "brincar fora da caixa". A coleta de dados foi feita por meio de diários de campo, destacando a importância do brincar como um meio essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Observou-se que práticas pedagógicas inovadoras, como o tempo prolongado para brincadeiras livres e a integração de elementos culturais, foram cruciais para criar um ambiente de aprendizado significativo e envolvente. A ênfase na autonomia e criatividade das crianças, bem como a adaptação das atividades às suas preferências e necessidades, como evidenciado nas dificuldades enfrentadas com a confecção de pipas e a interação de uma criança autista, destacou a necessidade de uma abordagem pedagógica flexível e inclusiva. Além disso, a experiência sublinhou a importância de uma formação contínua para os profissionais da Educação Infantil e a necessidade de uma constante avaliação e aprimoramento das metodologias. O estágio enriqueceu a compreensão sobre a complexidade do desenvolvimento infantil e reforçou a relevância de um ambiente educacional que respeite individualidades e ofereça oportunidades diversificadas para um aprendizado integral. As observações e experiências proporcionadas oferecem uma base para futuras práticas pedagógicas e pesquisas na área da Educação Infantil. |
Abstract: | Ausente |
Palavras-chave: | Educação infantil Brincar fora da caixa Estágio supervisionado em Educação Infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | PAULA, Melina Lima de França. Brincar fora da caixa: um relato de experiências formativa e brincante em um centro municipal de educação infantil de Maceió, Alagoas. 2025. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15786 |
Data do documento: | 18-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Brincar fora da caixa_um relato de experiências formativa e brincante em um centro municipal de educação infantil de Maceió, Alagoas.pdf | Brincar fora da caixa: um relato de experiências formativa e brincante em um centro municipal de educação infantil de Maceió, Alagoas | 327.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.