00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de geografia: perspectivas da educação de surdos na Escola Estadual Tavares Bastos em Maceió-AL
Título(s) alternativo(s): Teaching Geography: perspectives on the education of deaf at Escola Estadual Tavares Bastos in Maceió-AL
Autor(es): Ferreira, Michalison Santos
Primeiro Orientador: Pinto, Kinsey Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos Junior, Avelar Araujo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Thiago Cavalcante Lins
Resumo: Esta pesquisa tem como abordagem o ensino de geografia, bem como suas metodologias e educação de surdos sob a ótica da inclusão intitulada: Ensino de Geografia: Perspectivas da educação de surdos na Escola Estadual Tavares Bastos em Maceió-AL e o seu problema central é compreender como se dá a prática do ensino de geografia para alunos surdos e como este professor articula os saberes de sua formação contribuindo na alfabetização geográfica destes alunos. O objetivo geral deste trabalho é analisar a prática do ensino de geografia para alunos surdos na escola em questão e repensar a acessibilidade destes alunos nas aulas de Geografia. Neste sentido, a metodologia deste estudo de caso de cunho qualitativo consistiu em uma breve entrevista previamente elaborada por meio de um questionário virtual contendo dez questões que foram subdivididas entre formação, experiências cotidianas e sobre a relação com intérprete de língua de sinais e aplicadas aos professores que se dispuseram a participar da pesquisa. Dentre os principais resultados, notou-se que em meio as lacunas existentes nas políticas educacionais de inclusão, na escola em questão, os professores conseguem articular o que aprenderam nas formações utilizando metodologias que explorem o espaço visual como: figuras, mapas, trechos de vídeos legendados ou em LIBRAS. Verificou-se também a necessidade de uma relação de cumplicidade entre o professor e o intérprete de língua de sinais, bem como sobre a importância do diagnóstico para planejamento das atividades escolares e assim incluir o intérprete neste processo distinguindo a função do professor e do intérprete. Portanto, esta pesquisa com amostras iniciais e inacabada tem o intuito de contribuir em discussões visando ser referência sobre metodologias de ensino de geografia e educação de alunos surdos alinhado ao conceito de inclusão ressignificando a prática docente do professor de Geografia.
Abstract: The research approaches the teaching of geography, as well as its methodologies and education for deaf people from an inclusion perspective: Teaching Geography: Perspectives on the education of deaf at Escola Estadual Tavares Bastos in MaceióAL and its main issue is to understand how the practice of teaching geography for deaf students work and how the teacher articulates the knowledge of his training contributing to the geographical literacy of the students. The general objective of this research is to analyze the practice of geography teaching to deaf students in school and rethink about the accessibility of these students in Geography classes. In regard to that, the methodology of this qualitative case study consisted of a brief interview previously elaborated through a virtual questionnaire containing ten questions that were subdivided between background, everyday experiences and on the relationship with a sign language interpreter applied to teachers. Who were willing to participate in the research. In the main results, it was noted that among the gaps in the educational inclusion policies, in the school, teachers are able to articulate what they learned in training using methodologies that explore the visual space such as: figures, maps, subtitled video clips or in LIBRAS. It was also noticed the need for a relationship of complicity between the teacher and the sign language interpreter, as well as the importance of diagnosis for planning school activities and thus including the interpreter in this process, distinguishing the role of the teacher and the interpreter. Therefore, the research with initial and unfinished samples is intended to contribute to discussions aiming to be a reference on methodologies for teaching geography and education of deaf students in line with the concept of inclusion, resignifying the teaching practice of the Geography teacher.
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Educação inclusiva
Recursos visuais
Língua brasileira de sinais
Teaching - Methodology
Inclusive education
Visual resources
Brazilian sign language
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: FERREIRA, Michalison Santos. Ensino de geografia: perspectivas da educação de surdos na Escola Estadual Tavares Bastos em Maceió-AL. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15766
Data do documento: 7-jun-2022
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