00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Kinsey Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810985948735723pt_BR
dc.contributor.referee1Santos Junior, Avelar Araujo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6406726727504585pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Thiago Cavalcante Lins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7877190081997207pt_BR
dc.creatorFerreira, Michalison Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3010222810805202pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-17T16:42:23Z-
dc.date.available2025-03-17-
dc.date.available2025-03-17T16:42:23Z-
dc.date.issued2022-06-07-
dc.identifier.citationFERREIRA, Michalison Santos. Ensino de geografia: perspectivas da educação de surdos na Escola Estadual Tavares Bastos em Maceió-AL. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15766-
dc.description.abstractThe research approaches the teaching of geography, as well as its methodologies and education for deaf people from an inclusion perspective: Teaching Geography: Perspectives on the education of deaf at Escola Estadual Tavares Bastos in MaceióAL and its main issue is to understand how the practice of teaching geography for deaf students work and how the teacher articulates the knowledge of his training contributing to the geographical literacy of the students. The general objective of this research is to analyze the practice of geography teaching to deaf students in school and rethink about the accessibility of these students in Geography classes. In regard to that, the methodology of this qualitative case study consisted of a brief interview previously elaborated through a virtual questionnaire containing ten questions that were subdivided between background, everyday experiences and on the relationship with a sign language interpreter applied to teachers. Who were willing to participate in the research. In the main results, it was noted that among the gaps in the educational inclusion policies, in the school, teachers are able to articulate what they learned in training using methodologies that explore the visual space such as: figures, maps, subtitled video clips or in LIBRAS. It was also noticed the need for a relationship of complicity between the teacher and the sign language interpreter, as well as the importance of diagnosis for planning school activities and thus including the interpreter in this process, distinguishing the role of the teacher and the interpreter. Therefore, the research with initial and unfinished samples is intended to contribute to discussions aiming to be a reference on methodologies for teaching geography and education of deaf students in line with the concept of inclusion, resignifying the teaching practice of the Geography teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectRecursos visuaispt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectVisual resourcespt_BR
dc.subjectBrazilian sign languagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleEnsino de geografia: perspectivas da educação de surdos na Escola Estadual Tavares Bastos em Maceió-ALpt_BR
dc.title.alternativeTeaching Geography: perspectives on the education of deaf at Escola Estadual Tavares Bastos in Maceió-ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como abordagem o ensino de geografia, bem como suas metodologias e educação de surdos sob a ótica da inclusão intitulada: Ensino de Geografia: Perspectivas da educação de surdos na Escola Estadual Tavares Bastos em Maceió-AL e o seu problema central é compreender como se dá a prática do ensino de geografia para alunos surdos e como este professor articula os saberes de sua formação contribuindo na alfabetização geográfica destes alunos. O objetivo geral deste trabalho é analisar a prática do ensino de geografia para alunos surdos na escola em questão e repensar a acessibilidade destes alunos nas aulas de Geografia. Neste sentido, a metodologia deste estudo de caso de cunho qualitativo consistiu em uma breve entrevista previamente elaborada por meio de um questionário virtual contendo dez questões que foram subdivididas entre formação, experiências cotidianas e sobre a relação com intérprete de língua de sinais e aplicadas aos professores que se dispuseram a participar da pesquisa. Dentre os principais resultados, notou-se que em meio as lacunas existentes nas políticas educacionais de inclusão, na escola em questão, os professores conseguem articular o que aprenderam nas formações utilizando metodologias que explorem o espaço visual como: figuras, mapas, trechos de vídeos legendados ou em LIBRAS. Verificou-se também a necessidade de uma relação de cumplicidade entre o professor e o intérprete de língua de sinais, bem como sobre a importância do diagnóstico para planejamento das atividades escolares e assim incluir o intérprete neste processo distinguindo a função do professor e do intérprete. Portanto, esta pesquisa com amostras iniciais e inacabada tem o intuito de contribuir em discussões visando ser referência sobre metodologias de ensino de geografia e educação de alunos surdos alinhado ao conceito de inclusão ressignificando a prática docente do professor de Geografia.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de geografia- perspectivas da educação de surdos na Escola Estadual Tavares Bastos em Maceió-AL.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.