Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15747
Tipo: | Dissertação |
Título: | O desenvolvimento pessoal do educador através da biodança |
Autor(es): | Dias, Amélzia Maria da Soledade |
Primeiro Orientador: | Santana, Moisés de Melo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Kulok, Maísa Gomes Brandão |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bomfim, Zulmira Áurea Cruz |
Resumo: | Esta dissertação é o resultado da pesquisa realizada com um grupo de educadores da rede municipal de Maceió que estão vivenciando a Biodança, e teve como questão central: Como a Biodança contribui para o desenvolvimento pessoal do educador? Através da pesquisa-ação, busca-se fazer um paralelo entre o modo de exercer a profissão docente e as linhas de vivências da Biodança (vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência) trazendo uma reflexão sobre a corporeidade, o desenvolvimento pessoal e o equilíbrio emocional do educador para que ele possa exercer sua profissão de modo pleno. Este estudo teve como embasamento uma recente pesquisa realizada pela Universidade Federal de Brasília, que aponta para a questão da síndrome de desistência de educadores, e o referencial teórico da Biodança, articulando com a tendência atual da formação centrada na pessoa do professor como um profissional em relação. Apontam-se algumas direções consideradas fundamentais para o desenvolvimento pessoal do educador: o despertar e o desenvolver de utopias nos educadores; a proteção emocional do educador através da comunicação subjetiva num grupo; a consciência da corporeidade; a não separação entre a identidade pessoal e profissional. |
Abstract: | This dissertation was produced as result of a research developed in the municipality of Maceió (AL, Brazil) with a group of educators engaged in Biodance, having as main question: how Biodance may contribute to the personal development of the educator? By means of research-action, it aimed at tracing a parallel between the exercise of teaching and the lines of Biodance practice (vitality, sexuality, creativity, affection and transcendence), with a view to reflections about physical consciousness, personal development and emotional equilibrium of educators, in a manner to allow them to exercise the profession using their full capabilities. This study was motivated by a recent research developed in the Federal University of Brasília, which subject was “educators desistance syndrome”, and had Biodance as theoretical reference, in combination with the currently adopted principle of education focused on the teacher as a “professional-in-relationship”. Reference is made to some directions regarded as fundamental for the development of the educator: awakening and cultivation of educators’ utopias, emotional protection of the educator through subjective communication in groups; body consciousness; non-separation between personal and professional identities. |
Palavras-chave: | Biodança na educação Biodança – Meios auxiliares Professores - Estress ocupacional Desenvolvimento pessoal Biodanza in education Biodanza – Auxiliary means Teachers - Occupational stress Personal development |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | DIAS, Amélzia Maria da Soledade. O desenvolvimento pessoal do educador através da biodança. 2025. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2003. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15747 |
Data do documento: | 25-jul-2003 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O desenvolvimento pessoal do educador através da biodança.pdf | 563.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.