00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santana, Moisés de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3373237780862014pt_BR
dc.contributor.referee1Kulok, Maísa Gomes Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8348252267620047pt_BR
dc.contributor.referee2Bomfim, Zulmira Áurea Cruz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1210419516945897pt_BR
dc.creatorDias, Amélzia Maria da Soledade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561903542926378pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-14T21:00:57Z-
dc.date.available2025-03-14-
dc.date.available2025-03-14T21:00:57Z-
dc.date.issued2003-07-25-
dc.identifier.citationDIAS, Amélzia Maria da Soledade. O desenvolvimento pessoal do educador através da biodança. 2025. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15747-
dc.description.abstractThis dissertation was produced as result of a research developed in the municipality of Maceió (AL, Brazil) with a group of educators engaged in Biodance, having as main question: how Biodance may contribute to the personal development of the educator? By means of research-action, it aimed at tracing a parallel between the exercise of teaching and the lines of Biodance practice (vitality, sexuality, creativity, affection and transcendence), with a view to reflections about physical consciousness, personal development and emotional equilibrium of educators, in a manner to allow them to exercise the profession using their full capabilities. This study was motivated by a recent research developed in the Federal University of Brasília, which subject was “educators desistance syndrome”, and had Biodance as theoretical reference, in combination with the currently adopted principle of education focused on the teacher as a “professional-in-relationship”. Reference is made to some directions regarded as fundamental for the development of the educator: awakening and cultivation of educators’ utopias, emotional protection of the educator through subjective communication in groups; body consciousness; non-separation between personal and professional identities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiodança na educaçãopt_BR
dc.subjectBiodança – Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectProfessores - Estress ocupacionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento pessoalpt_BR
dc.subjectBiodanza in educationpt_BR
dc.subjectBiodanza – Auxiliary meanspt_BR
dc.subjectTeachers - Occupational stresspt_BR
dc.subjectPersonal developmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO desenvolvimento pessoal do educador através da biodançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é o resultado da pesquisa realizada com um grupo de educadores da rede municipal de Maceió que estão vivenciando a Biodança, e teve como questão central: Como a Biodança contribui para o desenvolvimento pessoal do educador? Através da pesquisa-ação, busca-se fazer um paralelo entre o modo de exercer a profissão docente e as linhas de vivências da Biodança (vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência) trazendo uma reflexão sobre a corporeidade, o desenvolvimento pessoal e o equilíbrio emocional do educador para que ele possa exercer sua profissão de modo pleno. Este estudo teve como embasamento uma recente pesquisa realizada pela Universidade Federal de Brasília, que aponta para a questão da síndrome de desistência de educadores, e o referencial teórico da Biodança, articulando com a tendência atual da formação centrada na pessoa do professor como um profissional em relação. Apontam-se algumas direções consideradas fundamentais para o desenvolvimento pessoal do educador: o despertar e o desenvolver de utopias nos educadores; a proteção emocional do educador através da comunicação subjetiva num grupo; a consciência da corporeidade; a não separação entre a identidade pessoal e profissional.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O desenvolvimento pessoal do educador através da biodança.pdf563.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.