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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15710| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A cultura da avaliação e sua repercussão na escola pública |
| Autor(es): | Silva, Matheus Vieira da |
| Primeiro Orientador: | Silva, Givanildo da |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Inalda Maria dos |
| metadata.dc.contributor.referee2: | LIma, Paulo Gomes |
| Resumo: | A partir da década de 1990 o Brasil passou por mudanças em suas organizações socais e educativas, as chamadas reformas do Estado. Através delas, as bases socais, inclusive a educativa, reconfiguraram suas políticas, projetos e dinâmicas, passando de um modelo burocrático para um sistema gerencial. Para certificar-se da realização dessas mudanças, o Estado passou a adotar estratégias como as avaliações em larga escala para fiscalizar tais realizações. Por isso, este trabalho tem como objetivo destacar as mudanças político - educacionais nas orientações do processo de organização das escolas públicas; sistematizar as produções, teses e dissertações, sobre a cultura da avaliação nos últimos quatorze anos (2011-2024); e discutir sobre os processos político-pedagógicos e suas influências na escola por meio da cultura da avaliação. Como pergunta de pesquisa foi desenvolvida a seguinte: quais são/foram as mudanças político-educacionais nas orientações do processo de organização das escolas públicas no contexto da cultura de avaliação pós-1990? A metodologia da pesquisa esteve centrada em uma abordagem qualitativa e um estudo exploratório, tendo como técnica a Revisão Sistemática da Literatura, analisando os contextos e realidades que permeiam o objeto da discussão e apresentando contribuições para o campo da pesquisa em análise. Os resultados desse trabalho indicaram que com a reconfiguração do Estado as escolas reconfiguraram suas organizações e incorporaram gradualmente em seu cotidiano as projeções do Estado e que por meio de políticas de avaliação, como as avaliações em larga escala, ele regulariza e fiscaliza as práticas educativas as adaptando aos seus ideais, formando a sociedade, por meio da escola, conforme as ideologias dos grupos políticos que o administra. |
| Abstract: | não tem |
| Palavras-chave: | Avaliação na educação Escola pública Estado avaliador |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
| Citação: | SILVA, Matheus Vieira da. A cultura da avaliação e sua repercussão na escola pública. 2024. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15710 |
| Data do documento: | 30-jul-2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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