00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Givanildo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3702199251733170pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.referee2LIma, Paulo Gomes-
dc.creatorSilva, Matheus Vieira da-
dc.date.accessioned2025-03-10T16:18:57Z-
dc.date.available2025-03-07-
dc.date.available2025-03-10T16:18:57Z-
dc.date.issued2024-07-30-
dc.identifier.citationSILVA, Matheus Vieira da. A cultura da avaliação e sua repercussão na escola pública. 2024. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15710-
dc.description.abstractnão tempt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação na educaçãopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEstado avaliadorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA cultura da avaliação e sua repercussão na escola públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA partir da década de 1990 o Brasil passou por mudanças em suas organizações socais e educativas, as chamadas reformas do Estado. Através delas, as bases socais, inclusive a educativa, reconfiguraram suas políticas, projetos e dinâmicas, passando de um modelo burocrático para um sistema gerencial. Para certificar-se da realização dessas mudanças, o Estado passou a adotar estratégias como as avaliações em larga escala para fiscalizar tais realizações. Por isso, este trabalho tem como objetivo destacar as mudanças político - educacionais nas orientações do processo de organização das escolas públicas; sistematizar as produções, teses e dissertações, sobre a cultura da avaliação nos últimos quatorze anos (2011-2024); e discutir sobre os processos político-pedagógicos e suas influências na escola por meio da cultura da avaliação. Como pergunta de pesquisa foi desenvolvida a seguinte: quais são/foram as mudanças político-educacionais nas orientações do processo de organização das escolas públicas no contexto da cultura de avaliação pós-1990? A metodologia da pesquisa esteve centrada em uma abordagem qualitativa e um estudo exploratório, tendo como técnica a Revisão Sistemática da Literatura, analisando os contextos e realidades que permeiam o objeto da discussão e apresentando contribuições para o campo da pesquisa em análise. Os resultados desse trabalho indicaram que com a reconfiguração do Estado as escolas reconfiguraram suas organizações e incorporaram gradualmente em seu cotidiano as projeções do Estado e que por meio de políticas de avaliação, como as avaliações em larga escala, ele regulariza e fiscaliza as práticas educativas as adaptando aos seus ideais, formando a sociedade, por meio da escola, conforme as ideologias dos grupos políticos que o administra.pt_BR
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