Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15591
Tipo: | Dissertação |
Título: | O SageMath como ferramenta didática no ensino de funções reais para o ensino médio: uma abordagem prática |
Autor(es): | Santos, Jefferson David Moreira dos |
Primeiro Orientador: | Silva Neto, Gregório Manoel da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Flores, André Luiz |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ramos, Álvaro Krüger |
Resumo: | Este trabalho propõe mostrar as vantagens em utilizar o SageMath como ferramenta didática por professores e alunos da Educação Básica, dando suporte às aulas sobre funções polinomiais para o 1º ano do Ensino Médio. Especificamente, na manipulação de expressões algébricas e interação com os parâmetros das funções no software. Ao mesmo tempo, introduzir conceitos iniciais da linguagem de programação Python para construir algoritmos, de modo a modelar e resolver problemas matemáticos, e assim, visualizar os respectivos gráficos e representações. |
Abstract: | This work proposes to show the advantages of using SageMath as a digital tool practice by basic education teachers and students, providing support in classes on functions polynomials for the 1st year of high school. Specifically, in the manipulation of algebraic expressions and interaction with function parameters in the software. At the same time, to use introductory concepts from the Python programming language to build algorithms, in order to model and solve mathematical problems, and thus, visualize the respective graphics and representations. |
Palavras-chave: | SageMath (Software) Sequência didática Funções (Matemática) Python (Linguagem de programa de computador) Ensino Médio Didactic sequence Functions Python High School |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | SANTOS, Jefferson David Moreira dos. O SageMath como ferramenta didática no ensino de funções reais para o ensino médio: uma abordagem prática. 2025. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15591 |
Data do documento: | 2-mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O SageMath como ferramenta didática no ensino de funções reais para o ensino médio_uma abordagem prática.pdf | O SageMath como ferramenta didática no ensino de funções reais para o ensino médio: uma abordagem prática | 11.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.