00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee1Flores, André Luiz-
dc.contributor.referee2Ramos, Álvaro Krüger-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098744069257239pt_BR
dc.creatorSantos, Jefferson David Moreira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5677784811682358pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-24T14:31:13Z-
dc.date.available2025-02-24-
dc.date.available2025-02-24T14:31:13Z-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Jefferson David Moreira dos. O SageMath como ferramenta didática no ensino de funções reais para o ensino médio: uma abordagem prática. 2025. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15591-
dc.description.abstractThis work proposes to show the advantages of using SageMath as a digital tool practice by basic education teachers and students, providing support in classes on functions polynomials for the 1st year of high school. Specifically, in the manipulation of algebraic expressions and interaction with function parameters in the software. At the same time, to use introductory concepts from the Python programming language to build algorithms, in order to model and solve mathematical problems, and thus, visualize the respective graphics and representations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSageMath (Software)pt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectPython (Linguagem de programa de computador)pt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.subjectPythonpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO SageMath como ferramenta didática no ensino de funções reais para o ensino médio: uma abordagem práticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe mostrar as vantagens em utilizar o SageMath como ferramenta didática por professores e alunos da Educação Básica, dando suporte às aulas sobre funções polinomiais para o 1º ano do Ensino Médio. Especificamente, na manipulação de expressões algébricas e interação com os parâmetros das funções no software. Ao mesmo tempo, introduzir conceitos iniciais da linguagem de programação Python para construir algoritmos, de modo a modelar e resolver problemas matemáticos, e assim, visualizar os respectivos gráficos e representações.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O SageMath como ferramenta didática no ensino de funções reais para o ensino médio_uma abordagem prática.pdfO SageMath como ferramenta didática no ensino de funções reais para o ensino médio: uma abordagem prática11.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.