00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15437
Tipo: Dissertação
Título: A utilização do software GeoGebra como instrumento para compreensão dos conceitos e resultados da geometria plana
Autor(es): Martins, Wesley Handerson Barreto da Silva
Primeiro Orientador: Lima, José Carlos Almeida de
metadata.dc.contributor.referee1: Flores, André Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Guedes, Gabriel Araújo
Resumo: O ensino da Matemática vem passando por um processo de mudança que se acentuou principalmente durante a pandemia de COVID-19, visto que a sociedade atual está inserida no que é chamado de Educação 5.0. Neste tipo de “educação” a abordagem é mais voltada para as tecnologias digitais utilizadas no processo educacional para garantir um melhor desenvolvimento socioemocional ao estudante. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) através das suas competências gerais, objetivos de aprendizagem, nas competências e habilidades de diversos componentes curriculares recomenda o uso de tecnologias digitais visando as vivências dos estudantes. É nesse sentido que o uso do GeoGebra, como recurso tecnológico, pode garantir uma melhor abordagem de conceitos matemáticos, pois é um software dinâmico e tende a auxiliar na compreensão dos conteúdos. A escolha da abordagem do uso do GeoGebra na área de Geometria se dá devido à sua presença no dia a dia, mas, como também em diversos conteúdos matemáticos ou físicos e em diversas profissões. O presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar conceitos de Geometria Plana utilizando o software GeoGebra para os estudantes do Ensino Médio, além de analisar suas potencialidades e limitações na exploração de conceitos da Geometria Plana e na resolução de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para isso, a metodologia utilizada é do tipo qualitativa de natureza bibliográfica e exploratória. Por fim, os resultados obtidos através das demonstrações dos teoremas e das resoluções de questões da OBMEP mostram que o GeoGebra pode ser utilizado como recurso metodológico no ensino da Matemática e principalmente na demonstração de teoremas da Geometria Plana.
Abstract: Mathematics education has been undergoing a process of change that has intensified mainly during the COVID-19 pandemic, as today's society is immersed in what is called Education 5.0. In this type of "education", the approach is more focused on the digital technologies used in the educational process to guarantee a better socio-emotional development for the student. The National Common Curriculum Base (BNCC), through its general competences, learning objectives, in the competences and skills of various curricular components, recommends the use of digital technologies aimed at the students' experiences. It is in this sense that the use of GeoGebra, as a technological resource, can guarantee a better approach to mathematical concepts, as it is a dynamic software and tends to help in understanding the contents. The choice of the approach of using GeoGebra in the area of Geometry is due to its presence in everyday life, but also in various mathematical or physical contents and in various professions. The main objective of this work is to demonstrate Plane Geometry concepts using GeoGebra software for high school students, in addition to analyzing its potentialities and limitations in exploring Plane Geometry concepts and solving questions of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools (OBMEP). For this, the methodology used is of a qualitative nature, bibliographic and exploratory. Finally, the results obtained through the demonstrations of the theorems and the solutions of OBMEP questions show that GeoGebra can be used as a methodological resource in the teaching of Mathematics and mainly in the demonstration of Plane Geometry theorems.
Palavras-chave: GeoGebra (Software)
Geometria plana
Matemática
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Plane Geometry
Mathematics
Brazilian Mathematics Olympiad for Public Schools
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: MARTINS, Wesley Handerson Barreto da Silva. A utilização do software GeoGebra como instrumento para compreensão dos conceitos e resultados da geometria plana. 2025. 181 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15437
Data do documento: 29-abr-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização do software GeoGebra como instrumento para compreensão dos conceitos e resultados da geometria plana.pdfA utilização do software GeoGebra como instrumento para compreensão dos conceitos e resultados da geometria plana11.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.