00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, José Carlos Almeida de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3190621555949366pt_BR
dc.contributor.referee1Flores, André Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2996479480895178pt_BR
dc.contributor.referee2Guedes, Gabriel Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6087142765405339pt_BR
dc.creatorMartins, Wesley Handerson Barreto da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1299256530124832pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-14T19:31:52Z-
dc.date.available2025-02-12-
dc.date.available2025-02-14T19:31:52Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.citationMARTINS, Wesley Handerson Barreto da Silva. A utilização do software GeoGebra como instrumento para compreensão dos conceitos e resultados da geometria plana. 2025. 181 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15437-
dc.description.abstractMathematics education has been undergoing a process of change that has intensified mainly during the COVID-19 pandemic, as today's society is immersed in what is called Education 5.0. In this type of "education", the approach is more focused on the digital technologies used in the educational process to guarantee a better socio-emotional development for the student. The National Common Curriculum Base (BNCC), through its general competences, learning objectives, in the competences and skills of various curricular components, recommends the use of digital technologies aimed at the students' experiences. It is in this sense that the use of GeoGebra, as a technological resource, can guarantee a better approach to mathematical concepts, as it is a dynamic software and tends to help in understanding the contents. The choice of the approach of using GeoGebra in the area of Geometry is due to its presence in everyday life, but also in various mathematical or physical contents and in various professions. The main objective of this work is to demonstrate Plane Geometry concepts using GeoGebra software for high school students, in addition to analyzing its potentialities and limitations in exploring Plane Geometry concepts and solving questions of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools (OBMEP). For this, the methodology used is of a qualitative nature, bibliographic and exploratory. Finally, the results obtained through the demonstrations of the theorems and the solutions of OBMEP questions show that GeoGebra can be used as a methodological resource in the teaching of Mathematics and mainly in the demonstration of Plane Geometry theorems.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeoGebra (Software)pt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicaspt_BR
dc.subjectPlane Geometrypt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectBrazilian Mathematics Olympiad for Public Schoolspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA utilização do software GeoGebra como instrumento para compreensão dos conceitos e resultados da geometria planapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO ensino da Matemática vem passando por um processo de mudança que se acentuou principalmente durante a pandemia de COVID-19, visto que a sociedade atual está inserida no que é chamado de Educação 5.0. Neste tipo de “educação” a abordagem é mais voltada para as tecnologias digitais utilizadas no processo educacional para garantir um melhor desenvolvimento socioemocional ao estudante. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) através das suas competências gerais, objetivos de aprendizagem, nas competências e habilidades de diversos componentes curriculares recomenda o uso de tecnologias digitais visando as vivências dos estudantes. É nesse sentido que o uso do GeoGebra, como recurso tecnológico, pode garantir uma melhor abordagem de conceitos matemáticos, pois é um software dinâmico e tende a auxiliar na compreensão dos conteúdos. A escolha da abordagem do uso do GeoGebra na área de Geometria se dá devido à sua presença no dia a dia, mas, como também em diversos conteúdos matemáticos ou físicos e em diversas profissões. O presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar conceitos de Geometria Plana utilizando o software GeoGebra para os estudantes do Ensino Médio, além de analisar suas potencialidades e limitações na exploração de conceitos da Geometria Plana e na resolução de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para isso, a metodologia utilizada é do tipo qualitativa de natureza bibliográfica e exploratória. Por fim, os resultados obtidos através das demonstrações dos teoremas e das resoluções de questões da OBMEP mostram que o GeoGebra pode ser utilizado como recurso metodológico no ensino da Matemática e principalmente na demonstração de teoremas da Geometria Plana.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização do software GeoGebra como instrumento para compreensão dos conceitos e resultados da geometria plana.pdfA utilização do software GeoGebra como instrumento para compreensão dos conceitos e resultados da geometria plana11.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.