Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15421
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma proposta de uma sequência para introdução do método da redução ao absurdo no ensino médio |
Autor(es): | Andrade, José Jerffesson Cazé de |
Primeiro Orientador: | Guerra, Ediel Azevedo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Melo, Vanio Fragoso de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mateus, Marta Élid Amorim |
Resumo: | Investigamos neste trabalho as dificuldades de aprendizagem inerentes ao uso do método de redução ao absurdo no primeiro ano do ensino médio para demonstração de resultados matemáticos. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como referência teórico-metodológica o Método de Aprendizagem da Matemática através da Resolução de Problemas de Lourdes Onuchic. |
Abstract: | In this work, we investigate the learning difficulties inherent to the use of the method of reduction to absurdity in the first year of high school to demonstrate mathematical results. This is a qualitative research, having as a theoreticalmethodological reference the Method of Learning Mathematics through Problem Solving by Lourdes Onuchic. |
Palavras-chave: | Redução ao absurdo (Lógica) Irracionalidade Matemática Reduction to absurdity Irrationality Mathematics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | ANDRADE, José Jerffesson Cazé de. Uma proposta de uma sequência para introdução do método da redução ao absurdo no ensino médio. 2025. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15421 |
Data do documento: | 1-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma proposta de uma sequência para introdução do método da redução ao absurdo no ensino médio.pdf | 3.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.