00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15421
Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta de uma sequência para introdução do método da redução ao absurdo no ensino médio
Autor(es): Andrade, José Jerffesson Cazé de
Primeiro Orientador: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Vanio Fragoso de
metadata.dc.contributor.referee2: Mateus, Marta Élid Amorim
Resumo: Investigamos neste trabalho as dificuldades de aprendizagem inerentes ao uso do método de redução ao absurdo no primeiro ano do ensino médio para demonstração de resultados matemáticos. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como referência teórico-metodológica o Método de Aprendizagem da Matemática através da Resolução de Problemas de Lourdes Onuchic.
Abstract: In this work, we investigate the learning difficulties inherent to the use of the method of reduction to absurdity in the first year of high school to demonstrate mathematical results. This is a qualitative research, having as a theoreticalmethodological reference the Method of Learning Mathematics through Problem Solving by Lourdes Onuchic.
Palavras-chave: Redução ao absurdo (Lógica)
Irracionalidade
Matemática
Reduction to absurdity
Irrationality
Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: ANDRADE, José Jerffesson Cazé de. Uma proposta de uma sequência para introdução do método da redução ao absurdo no ensino médio. 2025. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15421
Data do documento: 1-abr-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma proposta de uma sequência para introdução do método da redução ao absurdo no ensino médio.pdf3.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.