00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.referee2Mateus, Marta Élid Amorim-
dc.creatorAndrade, José Jerffesson Cazé de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8877568984581422pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-12T21:58:18Z-
dc.date.available2025-02-11-
dc.date.available2025-02-12T21:58:18Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.citationANDRADE, José Jerffesson Cazé de. Uma proposta de uma sequência para introdução do método da redução ao absurdo no ensino médio. 2025. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15421-
dc.description.abstractIn this work, we investigate the learning difficulties inherent to the use of the method of reduction to absurdity in the first year of high school to demonstrate mathematical results. This is a qualitative research, having as a theoreticalmethodological reference the Method of Learning Mathematics through Problem Solving by Lourdes Onuchic.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedução ao absurdo (Lógica)pt_BR
dc.subjectIrracionalidadept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectReduction to absurditypt_BR
dc.subjectIrrationalitypt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma proposta de uma sequência para introdução do método da redução ao absurdo no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoInvestigamos neste trabalho as dificuldades de aprendizagem inerentes ao uso do método de redução ao absurdo no primeiro ano do ensino médio para demonstração de resultados matemáticos. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como referência teórico-metodológica o Método de Aprendizagem da Matemática através da Resolução de Problemas de Lourdes Onuchic.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma proposta de uma sequência para introdução do método da redução ao absurdo no ensino médio.pdf3.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.