Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15421
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Guerra, Ediel Azevedo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0278809014425200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melo, Vanio Fragoso de | - |
dc.contributor.referee2 | Mateus, Marta Élid Amorim | - |
dc.creator | Andrade, José Jerffesson Cazé de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8877568984581422 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-12T21:58:18Z | - |
dc.date.available | 2025-02-11 | - |
dc.date.available | 2025-02-12T21:58:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, José Jerffesson Cazé de. Uma proposta de uma sequência para introdução do método da redução ao absurdo no ensino médio. 2025. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15421 | - |
dc.description.abstract | In this work, we investigate the learning difficulties inherent to the use of the method of reduction to absurdity in the first year of high school to demonstrate mathematical results. This is a qualitative research, having as a theoreticalmethodological reference the Method of Learning Mathematics through Problem Solving by Lourdes Onuchic. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Redução ao absurdo (Lógica) | pt_BR |
dc.subject | Irracionalidade | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Reduction to absurdity | pt_BR |
dc.subject | Irrationality | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de uma sequência para introdução do método da redução ao absurdo no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Investigamos neste trabalho as dificuldades de aprendizagem inerentes ao uso do método de redução ao absurdo no primeiro ano do ensino médio para demonstração de resultados matemáticos. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como referência teórico-metodológica o Método de Aprendizagem da Matemática através da Resolução de Problemas de Lourdes Onuchic. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma proposta de uma sequência para introdução do método da redução ao absurdo no ensino médio.pdf | 3.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.