00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15014
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A propaganda e os padrões de beleza feminino: uma análise da marca L’Oréal Paris (Elseve)
Autor(es): Silva, Eloisa Ferreira da
Primeiro Orientador: Melo, Willian Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Emanuelle Gonçalves Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Izadora Lopes Garcia
Resumo: A publicidade e a propaganda são ferramentas de comunicação utilizadas pelas marcas para anunciar um produto ou serviço e propagar ideias. Este estudo tem como objetivo analisar as peças publicitárias da marca L’Oréal Paris (Elseve) que circularam entre 2012 e 2022 e sua possível influência em relação à padronização social de beleza feminina. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória em que a perspectiva qualitativa foi utilizada para a construção das sínteses, utilizou-se, ainda, da pesquisa documental e respectiva análise de conteúdo. A L’Oréal Paris (Elseve) carrega valores feministas em seus discursos, mas que ainda se utiliza de propagandas falaciosas, uma vez que, foi notado nas peças um padrão de características fenotípicas presentes em suas embaixadoras. Dessa forma, ao simbolizar representações femininas, a L’Oréal Paris (Elseve) tem influenciado a padronização social da beleza feminina através de suas campanhas.
Abstract: Advertising and propaganda are communication tools used by brands to advertise a product or service and propagate ideas. The aim of this study is to analyse the advertising pieces for the L'Oréal Paris (Elseve) brand that circulated between 2012 and 2022 and their possible influence in relation to the social standardization of female beauty. In terms of methodology, this is an exploratory study in which a qualitative perspective was used to construct the summaries, as well as documentary research and content analysis. L'Oréal Paris (Elseve) carries feminist values in its speeches, but it still uses fallacious advertising, since a pattern of phenotypical characteristics present in its ambassadors was noticed in the pieces. In this way, by symbolizing female representations, L'Oréal Paris (Elseve) has influenced the social standardization of female beauty through its campaigns.
Palavras-chave: Publicidade e propaganda
Beleza feminina
Beleza e moda
Advertising
Publicity
Social standardization
Feminine beauty
L'Oréal Paris (Elseve)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas - Bacharelado
Citação: SILVA, Eloisa Ferreira da. A propaganda e os padrões de beleza feminino: uma análise da marca L’Oréal Paris (Elseve). 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) –Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15014
Data do documento: 4-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A propaganda e os padrões de beleza feminino_uma análise da marca L’Oréal Paris (Elseve).pdfA propaganda e os padrões de beleza feminino: uma análise da marca L’Oréal Paris (Elseve)3.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.