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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14593
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Encenações do “drama em gente” no primeiro modernismo português: Orpheu revisited em perspectiva dialógica |
Título(s) alternativo(s): | Stagings of the “drama em gente” in the first Portuguese modernism: Orpheu revisited in a dialogical perspective |
Autor(es): | Gomes, Luís André Pereira |
Primeiro Orientador: | Silva, Susana Souto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Medeiros, Ana Clara Magalhães de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Paula Neto, Marcos Eustáquio de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Costa, Maria Edileuza da |
Resumo: | O presente trabalho pretende estudar o “drama em gente” de Fernando Pessoa nos dois números da revista Orpheu (1915). A fim de pensar a encenação do chamado “drama em gente” pessoana a partir das relações polifônico-dialógicas estabelecidas entre os textos de Pessoa (ortônimo e heterônimo) e os demais textos da revista, nosso trabalho estabelece diálogos com nomes consagrados da crítica pessoana, tais como José Augusto Seabra (1972,1988), Adolfo Casais Monteiro (1956), Eduardo Lourenço (2017, 2000) e Leyla Perrone-Moisés (1982). Além do mais, tendo na obra do pensador russo Mikhail Bakhtin (2013, 2011) um eixo teórico fundamental, procuraremos traçar pontos de contato com dos demais textos que compõem o periódico, assim como refletir acerca da importância da figura do poeta lisboeta para a concretização da literatura moderna portuguesa. |
Abstract: | The present work intends to study Fernando Pessoa’s “drama in people” in both issues of Orpheu magazine (1915). In order to think about the staging of the so-called “drama in gente” Pessoan based on the polyphonic-dialogical relationships established between the texts of Pessoa (orthonym and heteronym) and the other texts in the magazine, our work establishes dialogues with renowned names in Pessoan criticism, such as José Augusto Seabra (1972, 1988), Adolfo Casais Monteiro (1956), Eduardo Lourenço (2017, 2000) and Leyla Perrone-Moisés (1982). Furthermore, taking into account the work of Russian thinker Mikhail Bakhtin (2013, 2011) a fundamental theoretical axis, we will seek to trace points of contact with two other texts that make up the periodical, as well as reflecting on the importance of the figure from the Lisbon poet to the realization of modern Portuguese literature. |
Palavras-chave: | Pessoa, Fernando Literatura portuguesa Textos Literários Portuguese literature Literary Texts |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | GOMES, Luís André Pereira. Encenações do “drama em gente” no primeiro modernismo português: Orpheu revisited em perspectiva dialógica. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14593 |
Data do documento: | 30-set-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
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