00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Susana Souto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356306442921117pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Ana Clara Magalhães de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3215656538918242pt_BR
dc.contributor.referee2Paula Neto, Marcos Eustáquio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7523623417372697pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Maria Edileuza da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6508544664018104pt_BR
dc.creatorGomes, Luís André Pereira-
dc.date.accessioned2024-10-23T20:55:57Z-
dc.date.available2024-10-18-
dc.date.available2024-10-23T20:55:57Z-
dc.date.issued2023-09-30-
dc.identifier.citationGOMES, Luís André Pereira. Encenações do “drama em gente” no primeiro modernismo português: Orpheu revisited em perspectiva dialógica. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14593-
dc.description.abstractThe present work intends to study Fernando Pessoa’s “drama in people” in both issues of Orpheu magazine (1915). In order to think about the staging of the so-called “drama in gente” Pessoan based on the polyphonic-dialogical relationships established between the texts of Pessoa (orthonym and heteronym) and the other texts in the magazine, our work establishes dialogues with renowned names in Pessoan criticism, such as José Augusto Seabra (1972, 1988), Adolfo Casais Monteiro (1956), Eduardo Lourenço (2017, 2000) and Leyla Perrone-Moisés (1982). Furthermore, taking into account the work of Russian thinker Mikhail Bakhtin (2013, 2011) a fundamental theoretical axis, we will seek to trace points of contact with two other texts that make up the periodical, as well as reflecting on the importance of the figure from the Lisbon poet to the realization of modern Portuguese literature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoa, Fernandopt_BR
dc.subjectLiteratura portuguesapt_BR
dc.subjectTextos Literáriospt_BR
dc.subjectPortuguese literaturept_BR
dc.subjectLiterary Textspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEncenações do “drama em gente” no primeiro modernismo português: Orpheu revisited em perspectiva dialógicapt_BR
dc.title.alternativeStagings of the “drama em gente” in the first Portuguese modernism: Orpheu revisited in a dialogical perspectivept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende estudar o “drama em gente” de Fernando Pessoa nos dois números da revista Orpheu (1915). A fim de pensar a encenação do chamado “drama em gente” pessoana a partir das relações polifônico-dialógicas estabelecidas entre os textos de Pessoa (ortônimo e heterônimo) e os demais textos da revista, nosso trabalho estabelece diálogos com nomes consagrados da crítica pessoana, tais como José Augusto Seabra (1972,1988), Adolfo Casais Monteiro (1956), Eduardo Lourenço (2017, 2000) e Leyla Perrone-Moisés (1982). Além do mais, tendo na obra do pensador russo Mikhail Bakhtin (2013, 2011) um eixo teórico fundamental, procuraremos traçar pontos de contato com dos demais textos que compõem o periódico, assim como refletir acerca da importância da figura do poeta lisboeta para a concretização da literatura moderna portuguesa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.