00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14585
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias de leitura na educação básica: breves considerações sobre o PNLD literário
Título(s) alternativo(s): Reading strategies in basic education: brief considerations about the literary PNLD
Autor(es): Santos, Yara Cláudia Silva
Primeiro Orientador: Santos, Vanusia Amorim Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Luiz Eduardo da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo Neto, Zoroastro Pereira de
Resumo: O objetivo do presente estudo foi destacar a importância do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - Literário como política pública de formação de leitores na Educação Básica, tendo como objetivo analisar as estratégias de leitura propostas no material complementar que compõem a obra Vozes ancestrais: dez contos indígenas, de Daniel Munduruku, que compôs o acervo disponibilizado pelo PNLD Literário –2020. Com base em Solé (1998), Duke e Pearson (2002), Cantalice (2004), Colomer (2007), Silva (2019), dentre outros, além de considerar pesquisas sobre leitura no Brasil e a legislação educacional brasileira, analisamos as estratégias de leitura propostas no material destinado aos docentes anexo ao livro literário. Averiguamos que as orientações dadas para auxiliar o professor no ensino de leitura literária são, em grande parte adequadas, porém algumas questões/sugestões precisam ser reorganizadas e ajustadas para se adequarem a realidade da sala de aula. De modo geral, ficou clara a contribuição do PNLD Literário como ação governamental de apoio ao ensino de leitura literária e de democratização do livro na Educação Básica, uma vez que é distribuído material para alunos e professores, bem como são disponibilizadas recomendações de como realizar o ensino de literatura.
Abstract: The objective of this study was to highlight the importance of the National Textbook Program (PNLD) - Literary as a public policy for training readers in Basic Education, with the objective of analyzing the reading strategies proposed in the complementary material that make up the work Vozes ancestrais: ten indigenous short stories, by Daniel Munduruku, which made up the collection made available by PNLD Literário –2020. Based on Solé (1998), Duke and Pearson (2002), Cantalice (2004), Colomer (2007), Silva (2019), among others, in addition to considering research on reading in Brazil and Brazilian educational legislation, we analyzed the reading strategies proposed in the material intended for teachers attached to the literary book. We found that the guidelines given to assist teachers in teaching literary reading are largely adequate, but some questions/suggestions need to be reorganized and adjusted to suit the reality of the classroom. In general, the contribution of PNLD Literary as a government action to support the teaching of literary reading and the democratization of books in Basic Education was clear, as material is distributed to students and teachers, as well as recommendations on how to carry out the teaching of literature.
Palavras-chave: PNLD Literário
Estratégias de leitura
Formação de leitores
PNLD Literary
Reading strategies
Training readers
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) Ensino a Distância - Licenciatura
Citação: SANTOS, Yara Cláudia Silva. Estratégias de leitura na educação básica: breves considerações sobre o PNLD literário. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso em Letras - Português) – Universidade Federal de Alagoas. Centro de Educação. Universidade Aberta do Brasil. Matriz do Camaragibe, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14585
Data do documento: 29-mai-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratégias de leitura na educação básica breves considerações sobre o.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.