00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14585
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Vanusia Amorim Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0841641614487512pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Luiz Eduardo da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9529367890907059pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo Neto, Zoroastro Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6333230791654121pt_BR
dc.creatorSantos, Yara Cláudia Silva-
dc.date.accessioned2024-10-23T20:30:45Z-
dc.date.available2024-10-23-
dc.date.available2024-10-23T20:30:45Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Yara Cláudia Silva. Estratégias de leitura na educação básica: breves considerações sobre o PNLD literário. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso em Letras - Português) – Universidade Federal de Alagoas. Centro de Educação. Universidade Aberta do Brasil. Matriz do Camaragibe, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14585-
dc.description.abstractThe objective of this study was to highlight the importance of the National Textbook Program (PNLD) - Literary as a public policy for training readers in Basic Education, with the objective of analyzing the reading strategies proposed in the complementary material that make up the work Vozes ancestrais: ten indigenous short stories, by Daniel Munduruku, which made up the collection made available by PNLD Literário –2020. Based on Solé (1998), Duke and Pearson (2002), Cantalice (2004), Colomer (2007), Silva (2019), among others, in addition to considering research on reading in Brazil and Brazilian educational legislation, we analyzed the reading strategies proposed in the material intended for teachers attached to the literary book. We found that the guidelines given to assist teachers in teaching literary reading are largely adequate, but some questions/suggestions need to be reorganized and adjusted to suit the reality of the classroom. In general, the contribution of PNLD Literary as a government action to support the teaching of literary reading and the democratization of books in Basic Education was clear, as material is distributed to students and teachers, as well as recommendations on how to carry out the teaching of literature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPNLD Literáriopt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectPNLD Literarypt_BR
dc.subjectReading strategiespt_BR
dc.subjectTraining readerspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEstratégias de leitura na educação básica: breves considerações sobre o PNLD literáriopt_BR
dc.title.alternativeReading strategies in basic education: brief considerations about the literary PNLDpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo foi destacar a importância do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - Literário como política pública de formação de leitores na Educação Básica, tendo como objetivo analisar as estratégias de leitura propostas no material complementar que compõem a obra Vozes ancestrais: dez contos indígenas, de Daniel Munduruku, que compôs o acervo disponibilizado pelo PNLD Literário –2020. Com base em Solé (1998), Duke e Pearson (2002), Cantalice (2004), Colomer (2007), Silva (2019), dentre outros, além de considerar pesquisas sobre leitura no Brasil e a legislação educacional brasileira, analisamos as estratégias de leitura propostas no material destinado aos docentes anexo ao livro literário. Averiguamos que as orientações dadas para auxiliar o professor no ensino de leitura literária são, em grande parte adequadas, porém algumas questões/sugestões precisam ser reorganizadas e ajustadas para se adequarem a realidade da sala de aula. De modo geral, ficou clara a contribuição do PNLD Literário como ação governamental de apoio ao ensino de leitura literária e de democratização do livro na Educação Básica, uma vez que é distribuído material para alunos e professores, bem como são disponibilizadas recomendações de como realizar o ensino de literatura.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratégias de leitura na educação básica breves considerações sobre o.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.