00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14540
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O hipergênero quadrinhos no livro didático de língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): The comics hypergenre in Portuguese language textbooks
Autor(es): Oliveira, Cristiana da Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Fabiana Pincho de
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, Aldir Santos de
Resumo: O ensino e a aprendizagem de textos exigem o domínio de vários tipos de conhecimentos, o reconhecimento da diversidade de gêneros textuais que circulam nas variadas esferas de comunicação humana, as modalidades oral e escrita da língua, os modos de circulação dos textos, entre outras determinações. Considerando que a multimodalidade abrange todos esses modos de comunicação, incorporados também pelo meio tecnológico, como computadores e celulares, faz-se necessário que o professor de língua portuguesa esteja em constante atualização para ensinar as habilidades técnicas necessárias para manusear os diferentes meios de comunicação e trabalhar essa multimodalidade no ambiente escolar. Os quadrinhos é um hipergênero textual que possibilita trabalhar esse aspecto, principalmente por ser formado majoritariamente por texto e imagem e possuir recursos próprios para representar a narrativa. Fundamentado sobretudo em pesquisas de Ramos, Santos e Vergueiro, o presente trabalho busca descrever e analisar o tratamento que esse hipergênero recebe num livro didático de Língua Portuguesa, adotado em escolas públicas do estado de Alagoas. A análise do material mostra a preferência pelo gênero tirinha para estudo e análise de questões gramaticais e também de recursos gráficos dos quadrinhos, apresentando os quadrinhos e seu aspecto multimodal de maneira satisfatória, expondo suas características e incentivando os estudantes a perceberem tais características e a refletirem sobre elas nas atividades propostas ao longo dos capítulos.
Abstract: Teaching and learning texts require mastery of various types of knowledge, recognizing the diversity of textual genres that circulate in various spheres of human communication, the oral and written modalities of the language, the ways in which texts circulate, among other determinants. Considering that multimodality encompasses all these modes of communication, also incorporated by technological means such as computers and cell phones, it is necessary for the Portuguese language teacher to be constantly updated to teach the technical skills necessary to handle different means of communication and work with this multimodality in the school environment. Comics are a hyper-textual genre that allows working on this aspect, mainly because they are predominantly composed of text and images and have their own resources for representing the narrative. Based primarily on research by Ramos, Santos, and Vergueiro, this work seeks to describe and analyze the treatment that this hyper-genre receives in a Portuguese language textbook adopted in public schools in the state of Alagoas. The analysis of the material shows a preference for the comic strip genre for the study and analysis of grammatical issues and also the graphic resources of comics, presenting comics and their multimodal aspect satisfactorily, exposing their characteristics and encouraging students to perceive these characteristics and reflect on them in the activities proposed throughout the chapters.
Palavras-chave: Multimodalidade
Quadrinhos – Hipergênero
Análise do livro didático
Multimodality
Comics – Hypergenre
Book analysis didactic
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: OLIVEIRA, Cristiana da Silva. O hipergênero quadrinhos no livro didático de língua portuguesa. 2024. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14540
Data do documento: 25-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hipergênero quadrinhos no livro didático de língua portuguesa.pdf1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.