00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14540
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fabiana Pincho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480057780463997pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Aldir Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8488349449965540pt_BR
dc.creatorOliveira, Cristiana da Silva-
dc.date.accessioned2024-10-21T19:42:19Z-
dc.date.available2024-10-21-
dc.date.available2024-10-21T19:42:19Z-
dc.date.issued2023-10-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cristiana da Silva. O hipergênero quadrinhos no livro didático de língua portuguesa. 2024. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14540-
dc.description.abstractTeaching and learning texts require mastery of various types of knowledge, recognizing the diversity of textual genres that circulate in various spheres of human communication, the oral and written modalities of the language, the ways in which texts circulate, among other determinants. Considering that multimodality encompasses all these modes of communication, also incorporated by technological means such as computers and cell phones, it is necessary for the Portuguese language teacher to be constantly updated to teach the technical skills necessary to handle different means of communication and work with this multimodality in the school environment. Comics are a hyper-textual genre that allows working on this aspect, mainly because they are predominantly composed of text and images and have their own resources for representing the narrative. Based primarily on research by Ramos, Santos, and Vergueiro, this work seeks to describe and analyze the treatment that this hyper-genre receives in a Portuguese language textbook adopted in public schools in the state of Alagoas. The analysis of the material shows a preference for the comic strip genre for the study and analysis of grammatical issues and also the graphic resources of comics, presenting comics and their multimodal aspect satisfactorily, exposing their characteristics and encouraging students to perceive these characteristics and reflect on them in the activities proposed throughout the chapters.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectQuadrinhos – Hipergêneropt_BR
dc.subjectAnálise do livro didáticopt_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.subjectComics – Hypergenrept_BR
dc.subjectBook analysis didacticpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO hipergênero quadrinhos no livro didático de língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeThe comics hypergenre in Portuguese language textbookspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO ensino e a aprendizagem de textos exigem o domínio de vários tipos de conhecimentos, o reconhecimento da diversidade de gêneros textuais que circulam nas variadas esferas de comunicação humana, as modalidades oral e escrita da língua, os modos de circulação dos textos, entre outras determinações. Considerando que a multimodalidade abrange todos esses modos de comunicação, incorporados também pelo meio tecnológico, como computadores e celulares, faz-se necessário que o professor de língua portuguesa esteja em constante atualização para ensinar as habilidades técnicas necessárias para manusear os diferentes meios de comunicação e trabalhar essa multimodalidade no ambiente escolar. Os quadrinhos é um hipergênero textual que possibilita trabalhar esse aspecto, principalmente por ser formado majoritariamente por texto e imagem e possuir recursos próprios para representar a narrativa. Fundamentado sobretudo em pesquisas de Ramos, Santos e Vergueiro, o presente trabalho busca descrever e analisar o tratamento que esse hipergênero recebe num livro didático de Língua Portuguesa, adotado em escolas públicas do estado de Alagoas. A análise do material mostra a preferência pelo gênero tirinha para estudo e análise de questões gramaticais e também de recursos gráficos dos quadrinhos, apresentando os quadrinhos e seu aspecto multimodal de maneira satisfatória, expondo suas características e incentivando os estudantes a perceberem tais características e a refletirem sobre elas nas atividades propostas ao longo dos capítulos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hipergênero quadrinhos no livro didático de língua portuguesa.pdf1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.