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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13870
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Produção de vídeo sobre o sistema CRISPR-Cas para divulgação científica em ambiente digital |
Autor(es): | Lima, Wellington Cantídio da Silva |
Primeiro Orientador: | Almeida, Lara Mendes de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Aleilson da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Lilian Carmen Lima dos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pires, Carlos |
Resumo: | No cenário atual, a comunicação científica desempenha um papel fundamental na aproximação da ciência e da sociedade o que possivelmente pode contribuir para mitigar fenômenos anti científicos como as fake news. Com os avanços tecnológicos e a crescente disponibilidade de meios de comunicação, a linguagem audiovisual tem se destacado como uma ferramenta poderosa na divulgação de conceitos científicos complexos. Este trabalho se propõe a explorar essa eficácia da linguagem audiovisual como uma ferramenta de divulgação científica, com foco especial na compreensão pública de conceitos relacionados ao sistema CRISPR-Cas, que pelo seu potencial de edição genética consolidou-se como um tópico de extrema relevância no meio científico. Uma revisão da literatura foi realizada para examinar os campos da divulgação científica e da linguagem audiovisual, identificando os conceitos-chave, melhores práticas e tendências contemporâneas que orientam a comunicação científica no contexto digital a fim de desenvolver uma metodologia de produção a partir desses conceitos. Em seguida, a pesquisa se aprofundou na organização dos fundamentos biológicos do sistema CRISPR-Cas, juntamente com um exame detalhado de sua história e evolução na edição de genomas, uma vez sendo estabelecido como um tópico de relevância atual sendo assim estabelecido como tema para o vídeo. A compreensão desses conceitos é crucial para transmitir informações científicas de maneira clara e precisa ao público, isto significa que o divulgador deve desenvolver domínio sobre o tema para desenvolver uma narrativa adequada. Além disso, este trabalho se dedicou a analisar a aplicabilidade das técnicas e estratégias envolvidas na produção de vídeos de divulgação científica utilizando a linguagem audiovisual, oferecendo ao final um vídeo de divulgação científica representando um produto final e portanto a condensação das concepções sobre a produção audiovisual. As conclusões e descobertas deste estudo resultaram na formulação de recomendações práticas direcionadas a criadores de conteúdo e instituições que buscam utilizar a linguagem audiovisual de maneira eficaz na divulgação científica. Essas diretrizes enfatizam as boas práticas e apontam os desafios que devem ser considerados ao criar conteúdo audiovisual relacionado à ciência. |
Abstract: | In the current scenario, scientific communication plays a crucial role in bridging the gap between science and society, which can potentially contribute to mitigating anti-scientific phenomena such as fake news. With technological advancements and the growing availability of media, audiovisual anguage has emerged as a powerful tool for disseminating complex scientific concepts. This work aims to explore the effectiveness of audiovisual language as a tool for scientific outreach, with a special focus on the public understanding of concepts related to the CRISPR-Cas system, which, due to its potential for genetic editing, has become an extremely relevant topic in the scientific community. A literature review was conducted to examine the fields of scientific communication and audiovisual language, identifying key concepts, best practices, and contemporary trends guiding scientific communication in the digital context. The goal was to develop a production methodology based on these concepts. Next, the research delved into the biological fundamentals of the CRISPR-Cas system, along with a detailed examination of its history and evolution in genome editing. As it has established itself as a topic of current relevance, it was chosen as the theme for the video. Understanding these concepts is crucial for conveying scientific information clearly and accurately to the public, meaning that the communicator must have a mastery of the subject to develop an appropriate narrative. Furthermore, this work dedicated itself to analyzing the applicability of techniques and strategies involved in the production of scientific outreach videos using audiovisual language, ultimately providing a scientific outreach video as the final product, representing the culmination of ideas about audiovisual production. The conclusions and findings of this study led to the formulation of practical recommendations aimed at content creators and institutions seeking to use audiovisual language effectively in scientific outreach. These guidelines emphasize best practices and highlight the challenges that should be considered when creating audiovisual content related to science. |
Palavras-chave: | Divulgação científica Linguagem audiovisual 3. Sistema CRISPR-Cas Scientific communication audiovisual language CRISPR-cas system |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura |
Citação: | LIMA, Wellington Cantídio da Silva. Produção de vídeo sobre o sistema CRISPR-Cas para divulgação científica em ambiente digital. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13870 |
Data do documento: | 24-nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
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