00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Lara Mendes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5770030131172359pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Aleilson da Silva-
dc.contributor.referee2Santos, Lilian Carmen Lima dos-
dc.contributor.referee3Pires, Carlos-
dc.creatorLima, Wellington Cantídio da Silva-
dc.date.accessioned2024-08-06T21:06:29Z-
dc.date.available2024-08-06-
dc.date.available2024-08-06T21:06:29Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.citationLIMA, Wellington Cantídio da Silva. Produção de vídeo sobre o sistema CRISPR-Cas para divulgação científica em ambiente digital. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13870-
dc.description.abstractIn the current scenario, scientific communication plays a crucial role in bridging the gap between science and society, which can potentially contribute to mitigating anti-scientific phenomena such as fake news. With technological advancements and the growing availability of media, audiovisual anguage has emerged as a powerful tool for disseminating complex scientific concepts. This work aims to explore the effectiveness of audiovisual language as a tool for scientific outreach, with a special focus on the public understanding of concepts related to the CRISPR-Cas system, which, due to its potential for genetic editing, has become an extremely relevant topic in the scientific community. A literature review was conducted to examine the fields of scientific communication and audiovisual language, identifying key concepts, best practices, and contemporary trends guiding scientific communication in the digital context. The goal was to develop a production methodology based on these concepts. Next, the research delved into the biological fundamentals of the CRISPR-Cas system, along with a detailed examination of its history and evolution in genome editing. As it has established itself as a topic of current relevance, it was chosen as the theme for the video. Understanding these concepts is crucial for conveying scientific information clearly and accurately to the public, meaning that the communicator must have a mastery of the subject to develop an appropriate narrative. Furthermore, this work dedicated itself to analyzing the applicability of techniques and strategies involved in the production of scientific outreach videos using audiovisual language, ultimately providing a scientific outreach video as the final product, representing the culmination of ideas about audiovisual production. The conclusions and findings of this study led to the formulation of practical recommendations aimed at content creators and institutions seeking to use audiovisual language effectively in scientific outreach. These guidelines emphasize best practices and highlight the challenges that should be considered when creating audiovisual content related to science.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectLinguagem audiovisualpt_BR
dc.subject3. Sistema CRISPR-Caspt_BR
dc.subjectScientific communicationpt_BR
dc.subjectaudiovisual languagept_BR
dc.subjectCRISPR-cas systempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleProdução de vídeo sobre o sistema CRISPR-Cas para divulgação científica em ambiente digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNo cenário atual, a comunicação científica desempenha um papel fundamental na aproximação da ciência e da sociedade o que possivelmente pode contribuir para mitigar fenômenos anti científicos como as fake news. Com os avanços tecnológicos e a crescente disponibilidade de meios de comunicação, a linguagem audiovisual tem se destacado como uma ferramenta poderosa na divulgação de conceitos científicos complexos. Este trabalho se propõe a explorar essa eficácia da linguagem audiovisual como uma ferramenta de divulgação científica, com foco especial na compreensão pública de conceitos relacionados ao sistema CRISPR-Cas, que pelo seu potencial de edição genética consolidou-se como um tópico de extrema relevância no meio científico. Uma revisão da literatura foi realizada para examinar os campos da divulgação científica e da linguagem audiovisual, identificando os conceitos-chave, melhores práticas e tendências contemporâneas que orientam a comunicação científica no contexto digital a fim de desenvolver uma metodologia de produção a partir desses conceitos. Em seguida, a pesquisa se aprofundou na organização dos fundamentos biológicos do sistema CRISPR-Cas, juntamente com um exame detalhado de sua história e evolução na edição de genomas, uma vez sendo estabelecido como um tópico de relevância atual sendo assim estabelecido como tema para o vídeo. A compreensão desses conceitos é crucial para transmitir informações científicas de maneira clara e precisa ao público, isto significa que o divulgador deve desenvolver domínio sobre o tema para desenvolver uma narrativa adequada. Além disso, este trabalho se dedicou a analisar a aplicabilidade das técnicas e estratégias envolvidas na produção de vídeos de divulgação científica utilizando a linguagem audiovisual, oferecendo ao final um vídeo de divulgação científica representando um produto final e portanto a condensação das concepções sobre a produção audiovisual. As conclusões e descobertas deste estudo resultaram na formulação de recomendações práticas direcionadas a criadores de conteúdo e instituições que buscam utilizar a linguagem audiovisual de maneira eficaz na divulgação científica. Essas diretrizes enfatizam as boas práticas e apontam os desafios que devem ser considerados ao criar conteúdo audiovisual relacionado à ciência.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produção de vídeo sobre o sistema CRISPR-Cas para divulgação científica em ambiente digital.pdf1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.